OS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO VIA ALTERNÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7614

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, Escola Família Agrícola, Instrumentos pedagógicos

Resumo

O presente artigo traz resultados da pesquisa de Mestrado: “Processos formativos via alternância: Egressos da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR – MS”, cujo objetivo é discutir a importância dos instrumentos pedagógicos na dinâmica da alternância realizada pelas Escolas Famílias Agrícolas - EFAs, enfatizando a experiência com egressos da EFAR. A discussão parte da seguinte problemática: Qual a importância e as possibilidades da utilização dos instrumentos pedagógicos na formação, via alternância, realizada pela EFAR? O trabalho está fundamentado no método do Materialismo histórico-dialético. Como procedimento metodológico foi realizado entrevista a seis egressos da escola, formados no período de 1996 a 2009, recorte temporal. Os resultados apontam que a formação via alternância se constitui por meio dos movimentos dos tempos e espaços alternados pelo estudante, e que é por meio destes que há a conexão do momento escola e família/comunidade, evitando a ruptura do processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira Alves , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduado em Matemática pela Uniasselvi e em Educação Física pela Unigran capital, pós graduado em educação física escolar e educação do campo ambas pela Faveni. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maato Grosso do Sul. Professor efetivo da rede pública de Campo Grande -MS, lotado na Escola Municipal Elízio Ramirez Vieira e na escola municipal Porfíria Lopes do Nascimento no município de Sidrolândia – MS.

Cristiano, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012), e em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (2013). É mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2016), e Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Professor da rede municipal de educação de Campo Grande - MS.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

PEREIRA ALVES , R.; ALMEIDA DA CONCEIÇÃO, C. OS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO VIA ALTERNÂNCIA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7614. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7614. Acesso em: 3 maio. 2024.

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