VIDA ATIVA E COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES

ACTIVE LIFE AND INTERGENERATIONAL COEDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7604

Palavras-chave:

Coeducação, Relações intergeracionais, Vida ativa

Resumo

Neste artigo dedicado à vida ativa e à coeducação entre gerações o nosso objetivo é sublinhar o valor do conhecimento das pessoas, seja qual for a sua idade e condição, romper com os estereótipos e contribuir para a boa relação entre gerações. Em termos metodológicos toma a forma de um pequeno ensaio, baseado na nossa experiência de docente e investigador ligado aos idosos e envelhecimento; as nossas ideias são complementadas com as palavras de outros autores consultados. O nosso argumento principal reside na ideia de vida ativa ao longo de todo o ciclo de vida dos indivíduos. Valorizamos as continuidades em detrimento das ruturas. Valorizamos a ideia de combinar harmoniosamente o pré-moderno com as condições da pós-modernidade. Procuramos, com as nossas ideias, ajudar a reabilitar o espaço público, a tirar partido das artes e da cultura e a reinventar a Universidade Senior e a Universidade como espaços de coeducação. O texto tem um certo cunho filosófico, propositado, pois é da vida e do sentido da vida que se trata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Pereira, Instituto Politécnico de Bragança

Doutor em Sociologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Professor do Instituto Politécnico de Bragança. 

Referências

ADAM, B. Time and Social Theory. [s.l.] Willey, 1994.

ARCHER, M. Structure, agency and the internal conversation. [s.l.] Cambridge University Press, 2003.

BRONFENBRENNER, U. The ecology of human development. Experiments by nature and design. [s.l: s.n.]. v. 13

CASTTELS, M. The rise of the network society. 2. ed. [s.l.] Willey-Blackwell, 1996.

CÍCERO, ARCO T. Cato Maior de Senectute . São Paulo: Martin Claret, 2002.

CUNHA, L. P.; PEREIRA, F. A.; LOUREIRO, A. Educação para o Suporte Social e Satisfação com a Vida em Idosos. Em: ÁUREA SOARES BARROSO; ARNOLDO HOYOS, H. S. DA S. & I. F. (ORG. ) (Ed.). Diálogos Interdisciplinares do Envelhecimento. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 47–65.

DEVALL, B.; SESSIONS, G. Deep Ecology: Living as if Nature Mattered. [s.l.] Gibbs M. Smith, 1985.

DINARDI, A. J.; FEIFFER, A. H. S.; FELIPPELLI, H. E. O Uso de Praças Públicas como Espaço Não Formal de Educação. Revista de Educação, Cultura e Sociedade, v. 8, n. 1, p. 311–326, 2018.

ERIKSON, E. Identidade, Juventude e Risco. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17a ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. 4a ed. Oeiras: Celta Editora, 2000.

GONZÁLEZ, A. O. Condiciones de Producción de la Educación Inclusiva. Revista Pedagógica, v. 20, n. 45, p. 134, 31 dez. 2018.

KARDOL, T.; VLĂDUT, A.; AVRIM, S. Intergenerational learning and social inclusion: Measuring the impact in five European countries. Andragoske studije, n. 1, p. 109–128, 2016.

LASH, S. Critique of information. [s.l.] Sage Publications, 2002.

PEREIRA, F. A. A Ideia de Vida Ativa. Em: PEREIRA, F. (Ed.). Teoria e Prática da Gerontologia. Um Guia para Cuidadores de Idoso. 1. ed. Viseu: Psicosoma, 2012a. p. 207–214.

PEREIRA, F. A. O Lugar das Emoções e dos Sentimentos nas Condições da Pós-ModernidadeI Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar e Intervir para Mudar. Bragança: [s.n.]. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/10641/1/Actas Comunicação Oliveira Azemeis Fernando.pdf>.

PEREIRA, F. A. Fenómenos estruturantes da pós-modernidade. Em: PEREIRA, F. (Ed.). Teoria e Prática da Gerontologia. Um Guia para Cuidadores de Idoso. Viseu: Psicosoma, 2012c. p. 17–24.

PEREIRA, F. A. Saúde, Fatores Sociais e Suporte Social dos Idosos. Os muito idosos: estudo do envelhecimento em Coimbra. Perfis funcionais e intervenção, p. 47–67, 2014.

PEREIRA, F. A.; GALVÃO, A. A Comunicação Intergeracional no Contexto da Pós-modernidade. VI Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para Seniores. Anais...2022.

SANTOS, B. A reinvenção solidária e participativa do Estado. Sociedade e estado em transformação. São Paulo: …, p. 1–51, 1999.

UNESCO. Reimaginar juntos nuestros futuros: un nuevo contrato social para la educación. [s.l.] Unesco, 2022.

UNITED NATIONS. World Population Ageing. New York: [s.n.]. Disponível em: <https://www.un.org/en/development/desa/population/publications/pdf/ageing/ageing2017data.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Educational Psychology By L.S. Vygotsky. [s.l: s.n.].

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

PEREIRA, F. VIDA ATIVA E COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES: ACTIVE LIFE AND INTERGENERATIONAL COEDUCATION. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–15, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7604. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7604. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida