CONTRIBUIÇÕES DO MODELO BIOECOLÓGICO PARA A COMPREENSÃO DAS BARREIRAS ATITUDINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7566

Palavras-chave:

Desenvolvimento da Pessoa Humana, Educação Inclusiva, Barreiras Culturais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos do Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner, refletindo sobre suas contribuições para a Educação Inclusiva, de forma geral, e para a compreensão do possível efeito das barreiras atitudinais nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência, de maneira mais específica. Enquanto perspectiva teórico-metodológica, o Modelo Bioecológico enfatiza o papel central da pessoa em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem, sem deixar de ressaltar a importância de suas relações sociais nos diferentes ambientes que frequenta. Nessa perspectiva, a escola, ambiente rico em interações sociais diversificadas, constitui-se um espaço privilegiado para o processo de desenvolvimento humano das pessoas com e sem deficiências. As barreiras atitudinais se manifestam como entraves ao estabelecimento de interações pessoais com a reciprocidade e afetividade necessárias para a constituição de processos proximais capazes de promover o desenvolvimento. Embora o Modelo Bioecológico tenha sido pouco usado nas pesquisas sobre Educação Inclusiva e barreiras atitudinais, a análise de seu arcabouço teórico permite sinalizar as potencialidades desta perspectiva para a compreensão e o estudo dos temas abordados, assim como a responsabilidade da escola na construção de sensibilidades, motivações e habilidades fundamentais para o cuidado entre os seres humanos.

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Biografia do Autor

Marciria Castellani Rocha Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Atualmente cursando Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UNB (Mestrado Profissional). Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Caratinga (1998). Pós-Graduada em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (IFTM) 2020, Complementação em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior com ênfase em Gestão Educacional. Assistente Social do Campus Águas Lindas IFG.

Alia Barrios , Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta na área de Psicologia da Educação, no Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Havana - UH, Cuba, com diploma revalidado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGE-MP) da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), no campo de pesquisa de Processos Formativos e Profissionalidades. Âmbitos de pesquisa: Educação em Direitos Humanos e Práticas Educativas, Processos de Socialização no Ciclo Vital, Ontogénese e Desenvolvimento Moral e de Valores na Perspectiva da Psicologia Cultural, Educação Inclusiva e Formação de Professores na Perspectiva da Diversidade, Corporeidade e Educação, Educação e Saúde em contextos de Educação Formal, Dificuldades de Aprendizagem e Queixa Escolar, Processos Educativos e Atuação em Psicologia Escolar. Áreas de atuação: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Moral, Psicologia Escolar, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Ensino Superior, Educação a Distância, Educação em Direitos Humanos e Educação Inclusiva. Grupo de pesquisa: Psicologia Dialógica e Cultural. Publicações recentes:  La educación en derechos humanos y el currículo oculto: consideraciones teórico-práticas sobre el cotidiano escolar brasileño, Revista  Educación de Lima(2020), Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental:  práticas pedagógicas e concepções de professores, Revista Atos de Pesquisa em Educação da FURB (2021), Desenvolvimento moral na educação infantil: um estudo cultural construtivista, Revista Educação da PUCRS (2021). 

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

CASTELLANI ROCHA OLIVEIRA, M.; BARRIOS, A. CONTRIBUIÇÕES DO MODELO BIOECOLÓGICO PARA A COMPREENSÃO DAS BARREIRAS ATITUDINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7566, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7566. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7566. Acesso em: 22 dez. 2024.

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