BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7517

Palavras-chave:

BNCC , Competência, Currículo, Neoliberalismo, Subjetividade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar em que medida a noção de competência apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compõe um campo de possibilidades para constituição de uma subjetividade que procura formar sujeitos competentes no bloco da alfabetização. O trabalho toma como campo teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista, com as teorizações produzidas por Michel Foucault, abordando a temática do currículo através da análise do conceito de competência na alfabetização, apresentado na Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente o estudo vem operando com as ferramentas teóricas analíticas, governamento biopolítico e discurso. Assim, a BNCC pelo fato de ser uma referência obrigatória na construção dos currículos escolares emerge como um documento que propõe práticas visíveis no gerenciamento das condutas dos sujeitos, que operam no âmbito das subjetividades neoliberais.  Entende-se com esse estudo que, ao mesmo tempo que são delineados quais conhecimentos, atitudes ou performances devem ser privilegiados na composição dos currículos escolares, determinados tipos de sujeitos são constituídos no cenário contemporâneo.

Biografia do Autor

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Adjunta da Pedagogia da UERGS 9Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação (UERGS).

Jaqueline Aparecida Machado , Rede Municipal de Educação de Igrejinha - RS

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Docente da Educação Básica vinculada à Rede Municipal de Educação de Igrejinha (Rio Grande do Sul).

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

DA SILVA SANTAIANA, R.; MACHADO , J. A. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: a emergência de uma subjetividade competente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7517. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7517. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

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Artigos Demanda Contínua