MINORIAS ATIVAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7514

Palavras-chave:

Influência social. Integração ensino-aprendizagem. Comportamento do educando.

Resumo

O artigo descreve as representações sociais dos estudantes do 9° ano sobre a indisciplina escolar. Os aportes teóricos utilizados foram as representações sociais (Moscovici, 2012), minorias ativas (Moscovici, 2011) e o desenvolvimento moral (Piaget, 1994). A metodologia quanti-qualitativa, com uso do software Alceste e posterior análise de conteúdo. As informações foram coletadas em duas etapas: a) entrevista (N=45) a estudantes de três colégios estaduais públicos da cidade de Ponta Grossa-PR; b) entrevista (N=07) a estudantes que se destacaram com características de minorias ativas do total de entrevistados, ambas seguindo roteiro com triagens hierárquicas sucessivas mediada por cartões relatando situações de indisciplina. Os resultados apontam que as minorias ativas apresentam estilos de comportamento de resistência, representações sociais que denunciam às normativas escolares e o status quo. As representações sociais das minorias ativas, alicerçadas na contestação e na resistência, pressupõem barreiras ao avanço do poder majoritário, quando questionam e insistem em mudanças no meio escolar, solicitando maior participação dos estudantes na constituição e aprimoramento das regras.

Biografia do Autor

Adriano Charles Ferreira , UEPG

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Rede Estadual de Educação Básica (SEED-PR).

Ademir José Rosso, UEPG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2024-06-02

Como Citar

CHARLES FERREIRA, A.; JOSÉ ROSSO, A. MINORIAS ATIVAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–25, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7514. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7514. Acesso em: 3 jul. 2024.

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