EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: a visão dos educadores!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7512

Palavras-chave:

Prática docente. Tecnologias educacionais. Ensino remoto.

Resumo

A   pandemia do Novo Coronavírus revolucionou diversos setores mundiais que se estabeleciam de forma concreta e inabalável. Entre esses setores, está a educação, que, no Brasil, já sofre com problemas recorrentes. O ano de 2020 estabeleceu o Ensino Remoto Emergencial (ERE), impondo o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o fazer educativo e exigindo adaptações de toda a comunidade escolar. Assim, esse trabalho buscou compreender a realidade de professores de diferentes níveis de ensino, enaltecendo os benefícios e possibilidades do ensino remoto, além das dificuldades em instituir essa nova realidade do processo de ensino e aprendizagem. A investigação trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, no qual foi aplicado a 49 docentes de instituições de ensino superior em âmbito nacional um questionário eletrônico. Foi-se notado que os docentes encontram muitas dificuldades, como o baixo rendimento e retorno discente e a falta de formação para o ensino online, porém, há ressalvas de qualidades com relação aos recursos usados, que podem continuar ajudando na práxis docente pós-pandemia. Porém, a maioria dos educadores se põem contra o ensino remoto, achando-o tolerável para o ensino superior e inviável no ensino básico, ainda que uma parte não concorde com seu estabelecimento em nenhum dos âmbitos. Diante do exposto, nota-se a necessidade de melhorar o ensino remoto que será oferecido, a fim de preservar a qualidade da educação e valorizar ao magistério.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduada em Ciências Biológicas. Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará –FAEC/UECE. Crateús, Ceará –Brasil.

Shirliane Araujo Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Ciência Animal. Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará –FAEC/UECE. Crateús, Ceará –Brasil.

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Educação. Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará –FAEC/UECE. Crateús, Ceará –Brasil.

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Publicado

2024-07-13

Como Citar

CAROLINA OLIVEIRA SILVA, A.; ARAUJO SOUSA, S.; BARONI FERREIRA DE MENEZES, J. EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: a visão dos educadores!. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7512. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7512. Acesso em: 6 out. 2024.

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