PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM PESQUISAS EMPÍRICAS SOBRE BEM-ESTAR E FLORESCIMENTO: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7491

Palavras-chave:

Bem-estar, Florescimento, Ensino superior, Base teórica, Metodologia

Resumo

Esta revisão de escopo investiga as perspectivas teóricas e metodológicas sobre bem-estar e florescimento em pesquisas empíricas, visando a um aprofundamento desses temas, bem como dos distintos instrumentos empregados em pesquisas na área. Esse tipo de revisão é um mapeamento que auxilia a identificar bases teóricas e metodológicas de pesquisa, entre outros, de acordo com Munn et al. (2018), Mays, Roberts e Popay (2001). Nesta investigação, pretende-se responder a esta pergunta: “Quais as perspectivas teóricas e metodológicas têm sido adotadas nas pesquisas empíricas que tratam sobre bem-estar acadêmico e florescimento na graduação?”. Para tanto, utilizaram-se os cinco passos fundamentais da referida revisão a partir da base de dados Dimensions: a) identificação da questão de pesquisa; b) busca por estudos relevantes; c) seleção de estudos; d) extração dos dados; e e) agrupamento, síntese e relato dos resultados (LEVAC; COLQUHOUN; O'BRIEN, 2010). Como resultado, verificou-se que as pesquisas empíricas concebiam os temas bem-estar e florescimento relacionados aos conceitos de sensibilidade intercultural (POPA et al.; 2021), espaço físico e relacional (WORSLEY et al., 2019), sucesso acadêmico (GOODDAY et al., 2019), crenças sobre as respostas governamentais frente à pandemia da Covid-19 (ALLEN et al., 2022), saúde mental (MORGAN; SIMMONS, 2021), inteligência socioemocional (Devis-Rozental; Farquharson, 2020; GAN et al.; 2022.) e psicologia positiva (LAMBERT et al.; GAN et al., 2022.). Em termos de metodologia, identificaram-se abordagens qualitativas e quantitativas, destacando-se as entrevistas semiestruturadas, intervenções, os testes de eficácia e os levantamentos.

Biografia do Autor

Mégui Mascarelo Sudo, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Ensino da Universidade Federal do Pampa. Licenciada em Letras - Português/Inglês pela Unipampa.

Valesca Irala, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Letras  pela Universidade Católica de Pelotas. Realizou pós-doutorado na Universidad de la República, em Montevidéu, no Uruguai. Professora do Mestrado Acadêmico em Ensino (UNIPAMPA). 

Referências

ALLEN, Rosie et al. European university students’ mental health during Covid‑19: Exploring attitudes towards Covid‑19 and governmental response. Current Psychology, p. 1-14, fev. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12144-022-02854-0.

ANDREWS, Bernice; WILDING, John. The relation of depression and anxiety to life-stress and achievement in students. British Journal of Psychology, v. 95, n. 4, p. 509-521, 24 dez. 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1348/0007126042369802.

BAR-ON, Reuven. The Bar-On model of emotional-social intelligence (ESI). Psicothema, v. 18, p. 13-25, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/6509274_The_Bar-On_Model_of_Emotional-Social_Intelligence. Acesso em: 19 abr. 2023.

BEWICK, Bridgette et al. Changes in undergraduate students’ psychological well-being as they progress through university. Studies in Higher Education, v. 35, n. 6, p. 633–645, set. 2010. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/230821412_Changes_in_undergraduate_students'_psychological_well-being_as_they_progress_through_university. Acesso em: 24 ago. 2022.

BROUWER, Jasperina et. al. Early tracking or finally leaving? Determinants of early study success in first-year university students. Research in Post-Compulsory Education, v. 21, n. 4, p. 376-393, out. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13596748.2016.1226584.

BUTLER, Julie; KERN, Margareth. The PERMA - Profiler: A brief multidimensional measure of flourishing. International Journal of Wellbeing, v. 6, n. 3, p. 1-48, out. 2016. Disponível em: https://www.internationaljournalofwellbeing.org/index.php/ijow/article/view/526/579. Acesso em: 13 ago. 2022.

DEVIS-ROZENTAL, Camila. Developing socio-emotional intelligence in early years scholars. Tese (Doutorado em Prática Profissional). Bournemouth University, Faculty of Health and Social Sciences. Poole, p. 244, 2017. Disponível em: http://eprints.bournemouth.ac.uk/29594/1/DEVIS-ROZENTAL%2C%20Camila_D.Prof._2017.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.

DEVIS-ROZENTAL, Camila; FARQUHARSON, Lois. What influences students in their development of socio-emotional intelligence whilst at university?. Higher Education Pedagogies, v. 5, n. 1, p. 294-309, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23752696.2020.1820887.

DUFFY, Anny et al. The implications of genetics studies of major mood disorders for clinical practice. The Journal of Clinical Psychiatry, v. 61, n. 9, p. 630-7, set. 2000. Disponível em: https://www.psychiatrist.com/jcp/assessment/genetics/implications-genetic-studies-major-mood-disorders/. Acesso em: 14 ago. 2022.

FREUD, Sigmund. Inibições, sintomas e ansiedade (1925). Rio de Janeiro: Imago, 1996a.

GOLEMAN, Daniel. Social intelligence. London, UK: Arrow books, 2007.

GOLEMAN, Daniel. Emotional intelligence: Why it can matter more than IQ. London: Arrow books, 1996.

HARKNESS, Kate et al. Childhood emotional and sexual maltreatment moderate the relation of the serotonin transporter gene to stress generation. Journal of Abnormal Psychology, v.124, p. 275–87, fev. 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/25965528/Childhood_Emotional_and_Sexual_Maltreatment_Moderate_the_Relation_of_the_Serotonin_Transporter_Gene_to_Stress_Generation. Acesso em: 14 ago. 2022.

HARO, Fernando Ampudia de. O impacto de (não) ter impacto: Para uma sociologia crítica das publicações científicas. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 113, p. 83-106, set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4000/rccs.6659.

HEINRICHS, Katherina; HERMÜLHEIM, Victoria; GONZÁLEZ, Laura Pilz. When in Doubt…Career Indecision, Mental Wellbeing, and Consultation-Seeking Behaviour—A Qualitative Interview Study among Students and Counsellors. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 23, p. 12604, nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph182312604.

HERZORG, Christian; LUNN, Brian. Response to the letter “Field classifcation of publications in Dimensions: A first case study testing its reliability and validity.” Scientometrics, v. 117, p. 641–645, jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-018-2854-z.

HUPPERT, Felicia; SO, Timothy. Flourishing Across Europe: Application of a New Conceptual Framework for Defining Well-Being. Social Indicators Research, v. 110, n. 3, p. 837-861, fev. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11205-011-9966-7.

SANTOS, João dos. Ensaios sobre Educação - I: A Criança Quem É? Lisboa: Livros Horizonte, 1982.

KADISON, Richard; DIGERONIMO, Theresa Foy. College of the overwhelmed: The campus mental health crisis and what to do about it. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

LEVAC, Danielle; COLQUHOUN, Heather; O'BRIEN, Kelly. Scoping studies: advancing the methodology. Implementation Sci, v.5, n. 69, set. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1748-5908-5-69.

KERN, Margareth et al. A multidimensional approach to measuring well-being in students: application of the PERMA framework. Journal of Positive Psychology, v. 10, p. 262–271, maio 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439760.2014.936962.

KHALEQUE, Abdul. Perceived parental warmth, and children’s psychological adjustment, and personality dispositions: A meta-analysis. Journal of Child and Family Studies, v. 22, n. 2, p. 297-306, fev. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/257578575_Perceived_Parental_Warmth_and_Children's_Psychological_Adjustment_and_Personality_Dispositions_A_Meta-analysis/citations#fullTextFileContent. Acesso em: 14 ago. 2022.

LUZ, Libia; RAMOS, Evódio; RIBEIRO, Marinalva. Relação professor-estudante e as implicações na formação do estudante de Medicina. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 24, p. 1-27, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.6332.

MAYS, Nicholas; ROBERTS, Emily; POPAY, Jennie. Synthesising research evidence. In: Fulop, Naomi; ALLEN, Pauline; CLARKE, Aileen; ANDERSON, Stuart; BLACK, Nick (orgs.). Studying the organisation and delivery of health services: Research methods. London: Routledge, 2001.

MÁRQUEZ-ÁLVAREZ, Luis-Javier; JIMÉNEZ ARBERAS, Estíbaliz. Influencias del confinamiento por COVID-19 sobre la salud mental en estudiantes de grado de terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, v. 31, p. e3363, 2023. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO257333633.

MUNN, Zachary et al. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medicine Research Methodology, v. 18, n. 143, p. 1-7, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x.

NORRISH, Jacolyn. Positive Education: The Geelong Grammar School Journey. Oxford Academic, 20 ago. 2015. (Oxford Positive Psychology Series) Disponível em: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198702580.001.0001.

PETRONIS, Arturas. Epigenetics as a unifying principle in the aetiology of complex traits and diseases. Nature, v. 465, 721–727, jun. 2010. Disponível em: http://www.controversiasbarcelona.com/2018/Petronis2010.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

ROGERS, Carl. On Becoming a person: A therapist’s view of Psychotherapy. London, UK: Constable, 1961.

SAHU, Pradeep. Closure of universities due to Coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, 12(4), 1-6, 04 abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7759/cureus.7541.

SCHWARTZ, Barry; SHARPE, Kenneth. Practical wisdom: The right way to do the right thing. New York, NY: Riverhead Book, 2010.

SELIGMAN, Martin Elias Peter. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar / Martin E. P. Seligman; tradução Cristina Paixão Lopes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. E-book.

SELIGMAN, Martin Elias Peter. Flourish: A visionary new understanding of happiness and well-being. North Sydney, NSW: William Heinemann Australia, 2011.

SELIGMAN, Martin Elias Peter et al. Positive education: positive psychology and classroom interventions. Oxford Review of Education, v. 35 n. 3, p. 293-311, jun. 2009. Disponível em: https://ppc.sas.upenn.edu/sites/default/files/positiveeducationarticle2009.pdf. Acesso em: 08 ago. 2022.

STUDENT MINDS. Grand challenges in student mental health. London, p. 1-48, 2014. Disponível em: https://www.studentminds.org.uk/uploads/3/7/8/4/3784584/grand_challenges_report_for_public.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

STORRIE, Kim; AHERN, Kathy; TUCKETT, Anthony. A systematic review: students with mental health problems--a growing problem. International Journal of Nursing Practice, v. 16, n. 1, p. 1-6, 27 jan. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/j.1440-172X.2009.01813.x

SULLIVAN, Patrick et al. Psychiatric genomics: an update and an agenda. American Journal of Psychiatry, v. 175, n. 1, p. 15-27, jan. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28969442/. Acesso em: 14 ago. 2021.

THELWALL, Mike. Dimensions: A competitor to Scopus and the Web of Science?. Journal of informetrics, v. 12, n. 2, p. 430-435, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341039900_Google_Scholar_Microsoft_Academic_Scopus_Dimensions_Web_of_Science_and_OpenCitations'_COCI_a_multidisciplinary_comparison_of_coverage_via_citations. Acesso em: 08 ago. 2022.

VARESE, Filippo et al. Childhood adversities increase the risk of psychosis: a meta-analysis of patient-control, prospective and cross-sectional cohort studies. Schizophrenia Bulletin, v. 38 n. 4, p. 661–671, mar. 2012. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.828.7103&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

MASCARELO SUDO, M.; IRALA, V. PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM PESQUISAS EMPÍRICAS SOBRE BEM-ESTAR E FLORESCIMENTO: uma revisão de escopo. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–26, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7491. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7491. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua