UMA PEQUENA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA: a invenção do Brasil e o desenvolvimento do seu capitalismo tardio e dependente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7370

Palavras-chave:

Luta de classes , Trabalho ontológico, Desantropomorfização

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar à comunidade acadêmica uma síntese do que foi elaborado por seus construtores no curso de mestrado e doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE/Conceito CAPES 5). O artigo vem à lume a partir da confrontação de nossa compreensão do valor ontológico da categoria do trabalho com a concretude da realidade capitalista. Apresenta ainda um preâmbulo do desenvolvimento do trabalho explorado no Brasil a partir de uma pesquisa bibliográfica de cariz qualitativa em que se tomou como objeto de pesquisa a desantropomorfização do trabalho em seu amplo espectro. Tem como objetivo discutir acerca do desenvolvimento do capitalismo tardio no Brasil à luz da perspectiva crítica marxiana-lukácsiana tomando como bússola, as categorias trabalho, dada a centralidade na constituição da sociabilidade humana, e educação, que configura enquanto práxis relacionada diretamente à ação dos indivíduos na teia social. Visando a uma melhor compreensão do modus operandi capitalista atual, este estudo, de natureza metodológica bibliográfica e de cariz qualitativa, é o resultado de inquietações surgidas durante a nossa atuação enquanto pesquisadores da categoria analítica do trabalho estratificado sob o escopo onto-histórico. Por compreendermos que este é o mais fidedigno com a concretude do real, e anuentes com Netto (2011), escolhemos o método marxiano para fundamentar a nossa escrita. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que o valor ontológico do trabalho vem sendo eivado em sua candura e, por conseguinte, adotando uma feição desantropomórfica vide os processos de educação e, assim, uma postura desumanizante.

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Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência em ser bolsista de Iniciação Artística (2018); Iniciação Científica (2019-2020); de Residência Pedagógica (2020-2021); e de Monitoria Acadêmica na disciplina Didática Geral – I (2021-2022). 

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação pelo Progrma de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - IFCE(2019). Especialista em Docência em Geografia e práticas pedagógicas (2018). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Trabalhou como professora de Geografia, Filosofia, Sociologia e História da rede particular e municipal de ensino de Fortaleza, lecionando em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora efetiva de Geografia - Secretaria da Educação Básica do Ceará, como lotação em uma Escola de Educação Profissional. Desenvolve pesquisa sobre o trabalho docente, particularmente nas Escolas Estaduais de Educação Profisssional do Estado do Ceará. 

Cristiane Maria Abreu Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. 

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

OLIVEIRA PAULINO, F. G. de; DOS SANTOS PEREIRA, M. E. K.; ABREU LIMA, C. M. UMA PEQUENA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA: a invenção do Brasil e o desenvolvimento do seu capitalismo tardio e dependente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7370. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7370. Acesso em: 4 out. 2024.

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Artigos Demanda Contínua