A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7134

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Ensino. (Re) significação das práticas pedagógicas.

Resumo

     Este trabalho tem como objetivo compreender os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada. O texto fundamenta-se em referenciais teóricos como Pimenta (2012); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2015); Day (2001); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e para as discussões. Constatamos que os programas e as atividades desenvolvidas de modo contínuo pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Da mesma forma, verifica-se que os professores, para superar as dificuldades encontradas, procuram por processos de formação continuada e buscam conhecer o mundo de seus alunos. Assim, concluímos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do ensino fundamental e que estes conseguem transpor a formação continuada de que participam através de aulas diversificadas, ou seja, “inovando a aula, inovando a metodologia”.

Biografia do Autor

Ivanilda Cabral da Costa Chaves, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, membro do grupo de pesquisa Formação docente: didáticas e currículos da UNIFAL/MG; secretária; membro representante do corpo técnico-administrativo na CPA – Comissão Própria de Avaliação, da Universidade José do Rosário Velano – UNIFENAS.

Helena Maria dos Santos dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Professora Associada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIFAL-MG) na linha de ?Cultura, práticas e processos educacionais?, além de lecionar e pesquisar nos cursos de licenciaturas. Desenvolve atividades de ensino, investigação e extensão na área de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores. Desenvolveu no ano letivo 2013-2014 estudos de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

CABRAL DA COSTA CHAVES, I.; DOS SANTOS FELÍCIO, H. M. dos S. . A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–29, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7134. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7134. Acesso em: 3 maio. 2024.

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Artigos Demanda Contínua