PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS
contribuições para uma escola pública de João Pessoa - PB
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.6987Palavras-chave:
Ensino Remoto de Ciências, Projeto Arte da Imagem, Projeto InterdisciplinarResumo
Este artigo apresenta ponderações sobre o desenvolvimento do Projeto Arte da Imagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Diante do distanciamento físico imposto pela pandemia de COVID-19, o ERE se tornou uma realidade nas escolas, demandando esforços dos profissionais da educação, em especial aos professores, para melhorar essa nova forma de ensino. O Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar, surge como uma estratégia para aproximar a escola da comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, serão apresentadas ponderações e experiências acerca do da implementação de um projeto interdisciplinar durante o ERE em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em um relato de experiência. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experiências vivenciados pelos professores e alunos na implementação do projeto, bem como as contribuições do projeto para o ensino do componente curricular de Ciências. Como resultados, observou-se que através da realização do projeto Arte da Imagem foi possível estreitar laços entre alunos, professores e família no ERE. Os principais problemas evidenciados estão diretamente relacionados às limitações intrínsecas ao ERE, como ausência/dificuldades na utilização dos dispositivos tecnológicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto também demonstrou ganhos no ensino de Ciências e nas articulações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, neste momento, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e competências para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnológica.
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