PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS: contribuições para uma escola pública de João Pessoa - PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.6987

Palavras-chave:

Ensino Remoto de Ciências, Projeto Arte da Imagem, Projeto Interdisciplinar

Resumo

Este artigo apresenta ponderações sobre o desenvolvimento do Projeto Arte da Imagem durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Diante do distanciamento físico imposto pela pandemia de COVID-19, o ERE se tornou uma realidade nas escolas, demandando esforços dos profissionais da educação, em especial aos professores, para melhorar essa nova forma de ensino. O Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar, surge como uma estratégia para aproximar a escola da comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, serão apresentadas ponderações e experiências acerca do da implementação de um projeto interdisciplinar durante o ERE em uma Escola Municipal de João Pessoa-PB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, baseada em um relato de experiência. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experiências vivenciados pelos professores e alunos na implementação do projeto, bem como as contribuições do projeto para o ensino do componente curricular de Ciências. Como resultados, observou-se que através da realização do projeto Arte da Imagem foi possível estreitar laços entre alunos, professores e família no ERE. Os principais problemas evidenciados estão diretamente relacionados às limitações intrínsecas ao ERE, como ausência/dificuldades na utilização dos dispositivos tecnológicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto também demonstrou ganhos no ensino de Ciências e nas articulações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, neste momento, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e competências para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnológica.

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Biografia do Autor

Erycka Thereza Cavalcante Chaves Oliveira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2018); Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2021). Professora de Ciências dos anos finais na Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB.

Auta Paulina da Silva Oliveira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas (UEPB). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFPB). Mestra em Ciências Agrárias (UEPB). Doutoranda em Agronomia (UFPB)

Renata Drummond Marinho Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado e Licenciatura (UFPB). Mestra e Doutora em Ciências Biológicas (UFPB). Professora efetiva, líder do grupo de pesquisa em Ciências e Matemática (GEPECM) e coordenadora de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB)

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

CAVALCANTE CHAVES OLIVEIRA, E. T.; PAULINA DA SILVA OLIVEIRA, A.; MARINHO CRUZ, R. D. PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS: contribuições para uma escola pública de João Pessoa - PB. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.6987. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6987. Acesso em: 6 out. 2024.

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