SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.6968

Palavras-chave:

Promoção da Saúde; , Matriz curricular; , Formação inicial

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a relação Educação e Saúde nos currículos dos cursos de Pedagogia do Brasil para promoção da saúde na escola. De abordagem qualitativa, descritiva, do tipo pesquisa documental, o estudo analisou, como fonte, as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para tramitar os processos de regulamentação das instituições de ensino superior no credenciamento e recredenciamento de cursos. Dos 1.968 cursos de Pedagogia ativos no Brasil, foram analisados 396, com base no cálculo amostral com nível de confiança de 99% e margem de erro de 6. Os resultados mostram que há uma real necessidade de investimento na formação inicial relacionada à Educação e Saúde, visto que os(as) profissionais de ensino precisam também conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas aos aspectos saudáveis das crianças na educação básica. Conclui-se que o autodidatismo é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para utilização de tecnologias voltadas à mediação didática dessa área de estudo. Por isso, a importância de prover momentos formativos coletivos para a formação inicial e continuada.

Biografia do Autor

Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Centro Universitário Christus - Unichristus

Aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Técnica em Secretariado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente, está à frente da Coordenadoria de Administração do IFCE- campus Boa Viagem.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus - Unichristus

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva dos cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Christus - Unichristus. Professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - MESTed. 

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Publicado

2023-06-09

Como Citar

BRITO, A. J. R. da S.; NASCIMENTO, K. A. S. do. SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.6968. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6968. Acesso em: 3 maio. 2024.

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Artigos Demanda Contínua