EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5692

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Educação inclusiva, Educação especial, Ensino médio

Resumo

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pressupõe que todos os estudantes com deficiências, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham direito ao acesso, permanência, participação e aprendizagem na escola comum. Esta pesquisa objetivou analisar as perspectivas de estudantes do ensino médio acerca da inclusão escolar de pessoas com deficiência. Nesta investigação de abordagem qualitativa, realizamos pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a 230 estudantes do ensino médio de um município do estado de Santa Catarina. Os resultados evidenciaram o reconhecimento dos direitos educacionais das pessoas com deficiência, a importância de sua presença na escola comum e o respeito às diferenças bem como concepções que, baseadas em preconceitos e desconhecimento, tendem a segregar o estudante com deficiência no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora e mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo - USP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Karina Albuquerque Barreto, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). E-mail: ka.barreto@gmail.com

Ariane Berri Riegel, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul. Orientadora Pedagógica e Coordenadora da Educação Especial na Secretaria de Educação de Massaranduba. E-mail: ariane.br@bol.com.br

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

WUO, A. S.; BARRETO, K. A.; RIEGEL, A. B. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–20, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5692. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5692. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva