ATENDIMENTO A ESTUDANTES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE DE 2005 A 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5673

Palavras-chave:

Educação Especial, Atendimento ao Superdotado, CEAM/AHS

Resumo

O presente texto expõe o resultado da pesquisa de cunho bibliográfico trabalhado na disciplina de Educação Especial e Processo de Escolarização, do Programa de Mestrado Profissional e Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que partiu de uma  inquietação pessoal de como se constituiu a história sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) até a atualidade com a criação do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS). Assim o objetivo deste estudo é realizar um breve histórico do atendimento as pessoas com AH/SD em âmbito nacional e local até a criação do CEAM/AHS na rede estadual de ensino de Campo Grande – MS, assim como o trabalho realizado pelo referido Centro. Como procedimento metodológico foi realizado o levantamento, a catalogação e o estudo de livros, legislação e artigos. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que a temática Altas Habilidades/Superdotação ainda está em crescimento no cenário educacional, mesmo que se falem há muito tempo sobre isso, a prática ainda está aquém, caminhando para o esperado reconhecimentos destes indivíduos superdotados e um trabalho adequado frente à inclusão.

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, UEMS

Mestranda em Educação na Univer­sidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui graduação em Peda­gogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Atua como professora do Atendimento Educacional Especializa­do do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para altas habilidades/ superdotação (CEAM/AHS). E-mail: pribasmage@hotmail.com

Antonio Sales Sales, Univer­sidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Educação pela Univer­sidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Docente Sênior da Univer­sidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Docente da Universidade Anhanguera- Uniderp. E-mail: profesales@hotmail.com

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

BASMAGE LEMOS DRULIS, P.; SALES, A. S. ATENDIMENTO A ESTUDANTES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE DE 2005 A 2018. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–19, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5673. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5673. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva