A RESPEITO DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E A TAREFA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5098

Palavras-chave:

Sociedade do Espetáculo, Guy Debord, Educação, Freire

Resumo

Guy Debord, na obra A Sociedade do Espetáculo (1997), afirma que toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos. O artigo, de bases teóricas e de caráter bibliográfico, busca compreender o conceito de Sociedade do Espetáculo, sua atualidade e implicações e, a partir da perspectiva Freireana (1977, 2017), refletir sobre a responsabilidade da educação em meio a este diagnóstico revelado por Debord no sentido de promover uma cidadania permanentemente revisitada, infindavelmente revisada e criticamente refletida. A educação não pode se furtar à tarefa de propor uma reflexão crítica sobre o cotidiano
como forma de revelar e combater as artimanhas desse tipo de sociedade a fim de que a vida não caia numa artificialidade irrecuperável devido à nossa apatia em relação à lógica da economia hegemônica, rígida, dogmática e autoritária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Cocco, Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo com Estágio Sanduíche no Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal. Técnico em Assuntos Educacionais na UFSM - Campus Frederico Westphalen. Locutor/Apresentador da Rádio Comunitária de Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

COCCO, R. A RESPEITO DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E A TAREFA DA EDUCAÇÃO. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–19, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5098. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5098. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua