UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM SANTARÉM A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA UFOPA

Autores

  • Bárbara Almeida da Cunha Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Patricia Siqueira dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Eleny Brandão Cavalcante Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5092

Palavras-chave:

Educação Popular. Educação social. Educadores Sociais. Movimentos sociais e Universidade. Trabalho e educação não escolar.

Resumo

Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo refletir sobre a educação de surdos no município de Santarém-PA, a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e uma dissertação elaborados pelos alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Fundamentado na concepção do materialismo histórico dialético, buscou-se discutir os resultados encontrados pelos pesquisadores desta universidade sobre a educação de surdos nas escolas santarenas. A pesquisa bibliográfica foi realizada no site da universidade e na biblioteca Ruy Barata, onde encontramos 12 TCCs e 1 dissertação. De maneira geral, os trabalhos identificaram uma inclusão não satisfatória do aluno surdo no ensino regular, pouca qualificação dos docentes e, além disso, há uma pequena produção científica na área da educação de pessoas com surdez.

Biografia do Autor

Bárbara Almeida da Cunha, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em História, especialista em Educação Inclusiva e mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

Patricia Siqueira dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Infantil e mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA

Eleny Brandão Cavalcante, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Pedagogia e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFOPA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Surdos GEPES-UFOPA

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

DA CUNHA, B. A.; DOS SANTOS, P. S.; CAVALCANTE, E. B. UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM SANTARÉM A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA UFOPA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–26, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5092. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5092. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva