Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5064

Resumo

Na educação atual um dos temas que possui grande importância é a inclusão escolar e a formação de professores para atuar com a diversidade do alunado. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas das universidades federais da região Nordeste, no que tange à discussão da educação inclusiva. Foram analisados os currículos destas licenciaturas disponibilizados pelas universidades federais da região Nordeste por meio de três etapas. A primeira tratou da presença de disciplinas voltadas para a Educação Inclusiva. A segunda analisou a distribuição da carga horária dos cursos; e a terceira analisou as ementas das disciplinas. Nossos resultados mostram grande defasagem do currículo dos cursos de licenciatura quanto à formação voltada para a inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, mostrando a necessidade de se repensar os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em educação pela Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamentod e Ciências da Natureza, Matemática e Educação - UFSCar

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

BAZON, F. V. M.; SILVA, G. F. S. da. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–24, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5064. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva