Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5061

Palavras-chave:

Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz.

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Campus Canoas, RS

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia da Unilasalle. Pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade.

Douglas Vaz, Universidade La Salle

Mestre em Educação. Doutorando em Educação na Universidade La Salle. Docente e coordenador adjunto do curso de Pedagogia da Unilasalle. E-mail: douglas.vas@unilasalle.edu.br

Remi Maria Zanatta Benatti, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia com Especialização em Educação Especial- Deficiência Mental Tutora na Graduação do Curso de Pedagogia- Universidade Lasalle-Canoas -RS. Realizando a mediação no processo de aprendizagem nos encontros presenciais e no AVA_ Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

JUNG, H. S.; VAZ, D.; BENATTI, R. M. Z. Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–16, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5061. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva