Atividades lúdicas em instituição de acolhimento: o olhar do educador/cuidadortividades lúdicas em instituição de acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4986

Palavras-chave:

Profissionalização da gestão. Universidades federais. Gestão acadêmico-administrativa. Formação de gestores. Escola de Gestores.

Resumo

Esta pesquisa teve como lócus o Centro de Acolhimento em Santarém. O objetivo foi investigar as cognições da equipe de educadores/cuidadores sobre atividades lúdicas no desenvolvimento das habilidades sociais das crianças acolhidas. Especificamente, conhecer as cognições da equipe de educadores/cuidadores a respeito de atividades lúdicas. Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado intitulada Cognições de educadores/cuidadores de instituição de acolhimento sobre atividades lúdicas e habilidades sociais. Os dados foram coletados de entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas. Para análise foi utilizada a técnica discurso do sujeito coletivo, com o intuito de aproveitar todas as verbalizações dos participantes. Os resultados apontam que os educadores/cuidadores possuem cognições voltadas para a importância das atividades lúdicas dentro da casa de acolhimento, entretanto, necessitam de parceiros para o desenvolvimento de tais atividades.

 

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

DA SILVA, A. I.; LELLIS, I. L. Atividades lúdicas em instituição de acolhimento: o olhar do educador/cuidadortividades lúdicas em instituição de acolhimento. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–22, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4986. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4986. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Infância e Crianças: discussões à luz da Sociologia da Infância