O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta

Autores

  • Cláudia Schvingel Klein Bühring Universidade do Vale do Taquari-Univates
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari-Univates
  • Angélica Vier Munhoz Universidade do Vale do Taquari-Univates

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4971

Palavras-chave:

Business to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional.

Resumo

Este artigo tem o intuito de compreender aspectos relativos à emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico para as Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas e envolveu três docentes que atuavam em cargos administrativos e técnica de grupo focal e nove de uma escola de Ensino Médio, do interior do Vale do Taquari/RS. Também constituíram materiais de investigação o estudo dos documentos da Proposta e pesquisa em dois jornais de circulação e do diário de campo da pesquisadora. O estudo permitiu a emergência da unidade de análise que se configurava em torno da (in) segurança de operar com a Proposta. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucautianas, em especial, enunciação e discurso. As enunciações acerca da Proposta em relação à (in) segurança geravam, entre os professores, dúvidas, medo e resistência em operar com a pesquisa.

 

Biografia do Autor

Cláudia Schvingel Klein Bühring, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Professora da rede Municipal de Educação de Lajeado/RS. Mestre em ensino e doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-Univates.

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Professora da Universidade do Vale do Taquari-Univates e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na mesma instituição. Doutora em Educação.

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Professora da Universidade do Vale do Taquari-Univates

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

SCHVINGEL KLEIN BÜHRING, C.; GIONGO, I. M.; VIER MUNHOZ, A. O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–16, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4971. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Políticas Públicas de Ensino Médio: diferentes contextos em análise