O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4868

Palavras-chave:

Professor, Escola indígena, Processos formativos

Resumo

O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.

Biografia do Autor

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

Nadir Castilhos Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bruna Larissa Cecco, Instituto Federal Farroupilha - IFF/FW

Doutoranda no Programa de Pós--graduação em Educação na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Mestre em Educação e Graduada em Matemática pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

BERNARDI, L. dos S.; DELIZOICOV, N. C.; CECCO, B. L. O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–19, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4868. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua