FORMACIÓN DOCENTE PARA INTEGRAR EL EJE MEDIO AMBIENTE EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN EL NIVEL SUPERIOR EN LA UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE GUERRERO MÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4772Resumo
Para enfrentar a crise ambiental planetária, conscientizar os seres humanos e adotar medidas que contribuam para a melhoria das condições ambientais, é necessário recorrer a Educação Ambiental (EA) para formar pessoas que atuem com responsabilidade ambiental e com visão de sustentabilidade, uma estratégia para implementar conteúdos ambientais no currículo é a transversalidade. Neste documento se apresenta uma proposta de formação de professores com o propósito de dar orientações para integrar de forma transversal conteúdos ambientais em Unidades de Aprendizagem (UAp). A metodologia implementada foi mista com uma abordagem de pesquisa-ação. Antes da implementação da formação de professores, foi feito um diagnóstico da percepção dos professores sobre o saberes ambientales. Ficou evidente que a ligação entre o eixo ambiental e o perfil de egresso é escassa. Em relação ao processo de formação docente se visualizou que os professores possuíam conhecimentos gerais sobre o tema ambiental, mas não sabiam como introduzir esses conteúdos em suas unidades de aprendizagem (UAp). Os trabalhos colegiados devem ser fortalecidos, complementados por processos de formação de professores que permitam uma adequada implementação da competência ambiental nas unidades de aprendizagem, e que se reflita no perfil de egresso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.