EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Francisco Ari de Andrade Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-3028-9867
  • Erinelda da Costa Paixão Universidade Federal do Ceará Faculdade de educação Programa de Pós-graduação em Educação
  • Cristiane da Silva Ximenes Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Curso de Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4744

Palavras-chave:

epistemologia, epistemologia crítica, conhecimento científico

Resumo

O presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida.

 

Biografia do Autor

Francisco Ari de Andrade, Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Educação

Professor Associado II, do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação, Pesquisador e docente do quadro permanento do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará.

Erinelda da Costa Paixão, Universidade Federal do Ceará Faculdade de educação Programa de Pós-graduação em Educação

Garduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Cursa Mestrado em educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFC.

Cristiane da Silva Ximenes, Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Curso de Pedagogia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Ceará.

Cursa Pedagogia, pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

DE ANDRADE, F. A.; PAIXÃO, E. da C.; XIMENES, C. da S. EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–13, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4744. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4744. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua