Bandeirantes: um impresso educativo, recreativo e propagandístico na História da Educação Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4741

Resumo

O presente artigo analisa o impresso Bandeirantes, veículo difusor do movimento bandeirante no Brasil. O impresso Bandeirantes surgiu, inicialmente como jornal no ano de 1927 e posteriormente, a partir do ano de 1930 passou a ser publicado como revista. Objetiva-se discutir os significados do impresso no que se refere aos sentidos e intencionalidades do mesmo. Situa-se no campo da História da Educação Brasileira, com especial atenção ao debate sobre a importância dos impressos. O artigo procura indicar a importância do impresso Bandeirantes para a História da Educação Brasileira, tendo em vista que a presença do bandeirantismo ainda é tema pouco discutido neste campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UERJ. Bacharel, licenciada e mestre em História pela UFF. Professora da Faculdade de Educaçao e do Proped UERJ.

Daiane Alves Brito

Graduada em Pedagogia UERJ

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

LIMA DA SILVA, A.; ALVES BRITO, D. Bandeirantes: um impresso educativo, recreativo e propagandístico na História da Educação Brasileira. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–26, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4741. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4741. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua