A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Jane Claro Bernardo Universidade Estadual do Ceará
  • Geandra Cláudia Silva Santos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4639

Palavras-chave:

Decisão de Compras, Gestão do Conhecimento, Inovação

Resumo

Esse estudo objetiva compreender a organização do trabalho pedagógico do atendimento educacional especializado por meio da construção do estado da arte sobre essa temática, considerando as produções acadêmicas brasileiras, publicadas no período de 2008 a 2013.  Para isso, foi realizado a pesquisa bibliográfica nos bancos de Teses e Dissertações de algumas universidades, em Anais de Congressos Brasileiros e em Periódicos Eletrônicos. Foram selecionadas as produções que tinham relação com a temática de investigação mencionada e, posteriormente, procedeu-se a análise e discussão dos trabalhos selecionados. Os resultados da análise apontaram alguns avanços nas ações educativas examinadas, contudo a maioria dos estudos analisados apontou a existência de problemas na organização do atendimento educacional especializado que implicam no funcionamento do serviço e em sua qualidade.

Biografia do Autor

Jane Claro Bernardo, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial na UECE, vinculado ao CNPq. 

Geandra Cláudia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - (URCA), com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual do Ceará-(UECE) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília-(UnB). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação - (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará -(UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial na UECE, vinculado ao CNPq. 

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

CLARO BERNARDO, J.; SILVA SANTOS, G. C. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–25, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4639. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4639. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Inclusiva