Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques

Autores

  • Martin Kuhn Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Frederico Westphalen http://orcid.org/0000-0002-8107-0814
  • Helena Copetti Callai UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: DHE- Departamento de Humanidades e Educação; PPGEC- Programa de Ps-Graduação em Educação nas Ciências- Mestrado e Doutorado. Professora no DHE- Departamento de Humanidades e Educação.

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4364

Palavras-chave:

Enfermagem, ensino e metodologia da problematização

Resumo

Diferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores.  Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental.

Biografia do Autor

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Frederico Westphalen

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí/RS – Brasil (Bolsista Capes/Prosup). Doutarado Sanduíche na Universidade Autónoma de Madrid. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS – Brasil.

Helena Copetti Callai, UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: DHE- Departamento de Humanidades e Educação; PPGEC- Programa de Ps-Graduação em Educação nas Ciências- Mestrado e Doutorado. Professora no DHE- Departamento de Humanidades e Educação.

Doutorado em Geografia- USP-SP; Pos doutorado – UAM Universidade Autônoma de Madrid - Madrid – Espanha (com bolsa da Capes). Docente e orientadora de Mestrado e Doutorado e Pós-doutorado no PPGEC- Programa de Pos Graduação em Educação nas Ciencias.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

KUHN, M.; CALLAI, H. C. Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–19, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4364. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua