BENEFICÊNCIA E INSTRUÇÃO: ações católicas na história da educação na capital do império (1880-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4309

Palavras-chave:

Igreja Católica, Estado, Escola, História da Educação

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar a história de instituições educativas, escolares e assistencialistas mantidas pela Igreja Católica da Candelária (1634), a partir da década de 1880. São o Asilo para Infância desvalida e o Recolhimento de Nossa Senhora da Piedade que, posteriormente, em 1939, se tornam Educandários (existentes até os dias atuais). Apresentam-se como possibilidade de recorte temporal as décadas de 1880 e 1930. Para esta tarefa foram analisados os acervos sob guarda da própria Igreja da Candelária e da Irmandade, como livros, ofícios, manuscritos, legislações e estatutos. Como operação metodológica, ainda, se propõe um diálogo com a historiografia da educação e os estudos e pesquisas recentes em circulação. Entre as considerações alcançadas, foi possível refletir acerca das relações estabelecidas entre Estado e Sociedade Civil (Igreja Católica) em torno das práticas assistencialistas, educativas e religiosas direcionadas às “infâncias” em idade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Borges de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Doutora do Departamento de Ciências da educação e do Programa de Pós-Graduação da UESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED/ UESC).

Rosemarry da Silva Gomes Barbosa, Faculdade Fernanda Bicchieri (FABEL)

Pedagoga licenciada pela Faculdade Fernanda Bicchieri (FABEL). Exerce o cargo de Supervisora Administrativa do Curso Marca.

Aline de Morais Limeira Pasche, Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/ UERJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/ UERJ. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

ALMEIDA, C. B. de; BARBOSA, R. da S. G.; PASCHE, A. de M. L. BENEFICÊNCIA E INSTRUÇÃO: ações católicas na história da educação na capital do império (1880-1930). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–20, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4309. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4309. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua