Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)

Autores

  • Roberta Gama Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.3933

Palavras-chave:

Informática, teoria educacional, processo de ensino-aprendizagem, novas tecnologias.

Resumo

O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais.

Biografia do Autor

Roberta Gama Brito, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Assistente Social na Universidade Federal do Tocantins Campus de Arraias

Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais

Doutor em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lotado na Faculdade de Educação Física - FAEFI e professor permanente, membro da linha de Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

BRITO, R. G.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 162–181, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i45.3933. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua