A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores

Autores

  • Alex Garcia Cunha Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Halley Santos Faculdade Patos de Minas - FPM

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3752

Resumo

Este trabalho focaliza o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando sua origem, seus sintomas, seu diagnóstico e tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico visando a mapear estratégias e ações recomendadas para os educadores utilizarem com crianças portadoras de TDAH. Destacaram-se a adequação do ambiente de ensino às necessidades da criança bem como o uso de estratégias comportamentalistas, de arte e de atividades lúdicas. Tomando-se a figura do educador como provedor de saúde, destaca-se a importância deste profissional conhecer e utilizar estratégias e ações adequadas ao lidar com crianças portadoras de TDAH, a fim de realizar um trabalho mais exitoso na escola, colaborando para uma melhor aprendizagem e saúde das crianças.

Biografia do Autor

Alex Garcia Cunha, Faculdade Patos de Minas - FPM

Doutor em Linguística Aplicada – UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas - FPM

Halley Santos, Faculdade Patos de Minas - FPM

Aluno de Graduação do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

CUNHA, A. G.; SANTOS, H. A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 242–261, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i40.3752. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS