Círculos de estudos, esporte, lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel UFBA
  • Clara Lima de Oliveira UFBA
  • Erica Cordeiro Cruz Sousa UFBA
  • Jailton de Jesus Santos MST
  • Márcia Morschbacher UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1854

Palavras-chave:

Gênero, crédito e acesso desigual.

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido nos Círculos de Estudos, Esporte, Lazer e Artes com os jovens do campo, para formar militantes culturais, elevando o seu pensamento teórico, em áreas de Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região do Recôncavo Baiano em Santo Amaro/Bahia. Organiza-se em: a) apresentação da problemática geral do modo de produção da vida no campo e da juventude, em especial nas áreas de reforma agrária; b) relato da experiência com os Círculos e os resultados do estudo do “Programa da Revolução”, a partir das categorias Modo de Produção, Forças Produtivas e Revolução. Concluímos ressaltando a relevância da formação da juventude do campo, enquanto militantes culturais, organicamente inseridos na luta pela reforma agrária e cientes de seu papel revolucionário, o que exige consistente formação teórica, elevação da consciência de classe, formação política e inserção autodeterminada nos organismos de luta da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA). 

Clara Lima de Oliveira, UFBA

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. 

Erica Cordeiro Cruz Sousa, UFBA

Licenciada em Educação Física pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Membro e Auxiliar Técnica CNPq do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. 

Jailton de Jesus Santos, MST

Militante do MST Recôncavo da Bahia.

Márcia Morschbacher, UFBA

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutoranda em Educação no PPGE/FACED/UFBA. Membro do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Bolsista da Capes – Proc. nº BEX 12885/13-4. 

Downloads

Publicado

2014-08-20

Como Citar

TAFFAREL, C. N. Z.; OLIVEIRA, C. L. de; SOUSA, E. C. C.; SANTOS, J. de J.; MORSCHBACHER, M. Círculos de estudos, esporte, lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 45–58, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1854. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1854. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê