Casas familiares rurais e desenvolvimento sustentável da Agricultura familiar na região Sudoeste do Paraná

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Unochapecó
  • Hieda Maria Pagliosa Corona
  • Maria de Lourdes Bernartt

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v12i25.1225

Palavras-chave:

Administração pública - cultura organizacional - cultura brasileira

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa que teve por objetivo compreender a relação entre a educação escolar, na perspectiva da pedagogia da alternância, e as ações desenvolvidas pelas Casas Familiares Rurais da região sudoeste do Paraná, que visam promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Os dados foram obtidos mediante entrevista, questionários e observações realizadas nas instituições pesquisadas e em propriedades rurais. Os resultados sugerem que a educação escolar promovida por essas instituições realça o aspecto social, resgata a autoestima e possibilita aos jovens do meio rural vislumbrar um futuro melhor, com possibilidade de ampliarem conhecimentos técnicos que os capacitem ao desenvolvimento da agricultura familiar em bases sustentáveis.

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Como Citar

TEIXEIRA, E. S.; CORONA, H. M. P.; BERNARTT, M. de L. Casas familiares rurais e desenvolvimento sustentável da Agricultura familiar na região Sudoeste do Paraná. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 285–310, 2013. DOI: 10.22196/rp.v12i25.1225. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1225. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS