PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA DELIMITAÇÃO DE RECORTES REGIONAIS COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE SINERGIAS IMPORTANTES AO DESENVOLVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v34i62.7968

Palavras-chave:

Região, Regionalização, Dimensão Territorial, Desenvolvimento regional

Resumo

Partindo-se dos pressupostos de que não existe receita exclusiva para o desenvolvimento e de que os recortes regionais são produzidos com objetivos pré-definidos, este artigo discute um problema real, evidenciado pela existência de uma multiplicidade de recortes regionais sobre uma mesma parcela do espaço geográfico, ao passo em que se idealiza gerar e potencializar sinergias para o desenvolvimento regional, através de um processo de reconhecimento, sistematização, análises, monitoramento e difusão de informações sobre características territoriais. Metodologicamente, utilizou-se princípios da pesquisa interpretativa e descritiva, com resgate de produções teóricas e apreensão da materialidade da realidade em seus pormenores, através dos pressupostos da teoria do conhecimento, para analisar, compreender criticamente e elencar aspectos propositivos, de síntese, que podem direcionar processos de regionalização, capazes de potencializar um conhecimento sistemático do território, necessário para a promoção de sinergias para a construção de um projeto mais amplo de desenvolvimento. Considera-se, assim, em conclusão, que a escolha do recorte regional mais apropriado para se pensar o desenvolvimento não pode ser realizada de forma aleatória e que a dimensão territorial nos processos de regionalização e desenvolvimento são condições para a auto-organização regional, no sentido da construção de regiões com coesão e identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione Talaska, Instituto Federal Catarinanse (IFC), Campus Concórdia.

Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional

Sheila Crisley de Assis, Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia.

Doutora em Ciências. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFC), Campus Concórdia. 

Referências

BOISIER, S. Em busca do esquivo desenvolvimento regional: entre a caixa-preta e o projeto político. Planejamento e Políticas Públicas, IPEA, Brasília, n. 13, p. 111-145, jun., 1996.

BOISIER, S. La construcción social del regionalismo latinoamericano (Escenas, discursos y actores). Revista del CLAD Reforma y Democracia, Caracas, n. 2, jul., 1994.

BRANDÃO, C. Desenvolvimento, Territórios e Escalas Espaciais: levar na devida conta as contribuições da economia política e da geografia crítica para construir a abordagem interdisciplinar. In: RIBEIRO, M.; MILANI, C. (orgs.). Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar. Salvador, Editora da UFBA, 2008.

CAMARGO, E.; MONTEIRO, A. Regionalização por Skater. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, 2010.

CORRÊA, R. L. Região: A tradição geográfica. IN: CORRÊA, R. L. (org). Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 183-196

ETGES, V. E. Desenvolvimento regional sustentável: o território como paradigma. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 10, n. 3. set./dez. 2005, p.47-55.

ETGES, V. E.; DEGRANDI, J. O. Desenvolvimento regional: a diversidade regional como potencialidade. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 085-094, mar. 2013.

ETGES, V. E.; ETGES, L. R. A dimensão multiescalar do Desenvolvimento Regional. In: X Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 10, 2021, Santa Cruz do Sul. Anais [...] Santa Cruz do Sul: PPGDR/Unisc, 2021, p. 01-12.

GOMES, P. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I.; GOMES, P. C. C.; Corrêa, R. L. Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1995, p. 49-75.

LACOSTE, Y. A Geografia: Isso Serve, Em Primeiro Lugar, para fazer a guerra. 3° ed. Campinas/SP: Papirus, 1988.

LIMONAD, E. Brasil Século XXI, Regionalizar para que? Para quem?. In: LIMONAD, E.; HAESBAERT,R.; MOREIRA, R. (orgs.) Brasil Século XXI - Por uma nova regionalização? agentes, processos, escalas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2ed., 2015. p. 54-66.

PAIVA, C. A. N. Desenvolvimento Regional, Especialização e suas Medidas. Indicadores Econômicos. FEE, v. 34, p. 89-102, 2006.

PAIVA, C. Á. N.; ALONSO, J. A.; TARTARUGA, I. P. Em busca de uma divisão regional mais compatível com as múltiplas necessidades da pesquisa e do planejamento. In: CONCEIÇÃO, O. (et al). (Orgs.). Três Décadas de Economia Gaúcha. 1ed. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2010, v. 1, p. 127-161.

PAIVA, C. A. N.; TALASKA, A.; SEHN, C. Exercícios de Regionalização do Rio Grande do Sul por Homogeneidade: Grupamentos por Skater baseados em Variáveis Selecionadas dos Censos Agropecuário de 2006. In: Relatório Integral da Pesquisa Identificação e Regionalização das Estruturas Produtivas e Padrões Dinâmicos dos Municípios e Territórios do RS na Transição para o Século XXI, 2010.

PERREIRA, P. A. S. Rios, Redes e Regiões: A sustentabilidade a partir de um enfoque integrado dos recursos terrestres. Porto Alegre: Editora AGE, 2000.

SILVEIRA, M. L.. A Região e invenção da viabilidade do território. In: SOUZA, M. A.A. (org.). Território Brasileiro: Usos e Abusos. Campinas: edições Territorial, 2003. p. 408-416.

SILVEIRA, R. L. L.; FELIPPI, Â. C. T; CAMPOS, H. Á. O observatório do Desenvolvimento Regional: a construção de uma rede de pesquisa e extensão sobre a dinâmica do desenvolviemnto regional brasileiro. In: SILVEIRA, R. L. L . Observando o desenvolvimento regional brasileiro: processo, políticas e planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013.

TALASKA, A. Espaço Agrário Brasileiro na perspectiva conceitual: dos aspectos legais às implicações territoriais. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional). Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, 2015.

TALASKA, A. Região e regionalização: revisão conceitual e análise do processo de reconfiguração fundiária e de alteração do uso da terra na região do Corede Norte/RS. Caminhos de Geografia, v.12, n.37, p. 201-215, mar. 2011.

TALASKA, A.; THIELLE, P. P. (orgs.). Percursos teórico-metodológicos da construção de teses na área do desenvolvimento regional: da escolha das temáticas aos resultados e conclusões. Blumenau: Editora do IFC, 2020.

THEIS, I. M. (et al). Desenvolvimento Regional: construção de um campo de saber? Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. v.18, n.1, 2022 p. 258-271, jan/abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-12