O fortalecimento da agricultura familiar no território Alto Uruguai (RS): implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v29i50.5238Palavras-chave:
Ciências AgráriasResumo
As particularidades socioeconômicas da produção agropecuária familiar motivaram as instâncias governamentais a utilizar instrumentos de política pública para viabilizar a comercialização da produção familiar, através da implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Diante da importância deste programa, este trabalho teve por objetivo analisar os valores repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) referentes às aquisições do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a rede estadual e municipal de ensino, no Território Alto Uruguai, Região Norte do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2017. Esta pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, busca, através da descrição e explicação dos dados traçar um comparativo sobre as melhorias nas condições de vida dos envolvidos a partir do programa PNAE, para tanto, utilizou-se da coleta de informações em diferentes bases de dados, além da realização de entrevistas com diferentes atores sociais, realizadas no segundo semestres de 2019. Os resultados demonstraram que, no Território Alto Uruguai, inúmeros agricultores familiares participaram deste importante canal de comercialização, ao passo que foram comercializados R$ 14.090.029,87 para o PNAE entre 2011 a 2017. Além disso, a aquisição dos produtos da agricultura familiar local pelo mercado institucional, concretizou-se em um importante espaço para promover a economia local e possibilitou aos agricultores familiares melhorias na qualidade de vida e aumento do bem-estar social de suas famílias. Por fim, enfatiza-se a importância do PNAE para a qualidade da alimentação escolar, mas também pelos seus impactos positivos no desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiares no Território Alto Uruguai (RS).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.