Um retrato avaliativo dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas capitais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v29i50.5214Resumo
Esta pesquisa representa uma parcela de contribuição para o campo dos estudos sobre sustentabilidade, apresentando e avaliando em que estágio da sustentabilidade institucional, econômica, social e ambiental se encontra as capitais brasileiras. A presente investigação buscou compreender e avaliar como a sustentabilidade está presente nas capitais brasileiras. Para o alcance dos objetivos estabelecidos pela investigação, o percurso metodológico foi composto por levantamentos bibliográficos e documentais. A partir do referencial bibliográfico foi possível realizar uma revisão do corpo teórico sobre sustentabilidade. A partir do levantamento documental foram obtidas informações sobre indicadores voltados para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa desenvolveu uma investigação que resultou em uma descrição da situação, através de dados e informações levantadas através de fontes secundárias. Dentre os indicadores analisados na dimensão institucional, o índice referente à ‘transparência de governos municipais’ obteve entre as capitais brasileiras o maior quantitativo de índices com situação acima do parâmetro. Na dimensão econômica, as regiões centro-oeste, sudeste e sul apresentaram uma situação mediana do PIB per capita, calculado a partir da média dos índices das capitais pertencentes aos seus territórios. As dimensões social e ambiental demonstram que quase todas as capitais brasileiras apresentam índice médio e alto. A situação de cada capital brasileira para estabelecer o desenvolvimento sustentável de suas localidades torna-se relevante para fiscalizarmos e cobrarmos um país melhor. Além disso, para expormos a realidade brasileira e fazermos comparações em termos de políticas públicas, atuação do governo, dentre outras ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.
















