O processo migratório brasileiro: uma análise das principais informações nos censos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v26i43.3849Palavras-chave:
Patrimônio, Cemitério, Arte cemiterialResumo
Existe a necessidade de se produzir informações para que se possa construir conhecimento a respeito do comportamento das migrações nos últimos anos, pois, de modo geral, os movimentos de população sofreram profundas alterações ao mesmo tempo em que se assistiam importantes transformações na realidade econômica, política e social em parte significativa dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Assim, torna-se necessário compreender como os deslocamentos populacionais refletem a estrutura e a dinâmica da economia e da sociedade para, com isso, ofertar subsídios para os planejamentos urbano e regional na formulação de novas políticas públicas referentes às exigências de novas dinâmicas espaciais da população. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo realizar o levantamento sobre quais informações, em relação aos fluxos migratórios, são abordadas nos registros das séries históricas dos Censos brasileiros. O estudo, do tipo exploratório/descritivo, foi desenvolvido com base nos dados dos Censos brasileiros realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A migração da população é um dos principais fenômenos da dinâmica demográfica de uma localidade, mas não obstante a relevância do tema, poucos estudos verificaram os determinantes da migração, isto é, quais características das cidades são relevantes na tomada de decisão do migrante. Nesse sentido, os censos brasileiros trazem relevante contribuição para a compreensão do fenômeno migratório e por consequência fornece importante subsídio para o planejamento estratégico, tanto em relação ao setor público como no setor privado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.