Políticas públicas e gestão de cultura em Campos dos Goytacazes – RJ
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v24i38/39.3276Palavras-chave:
Administração Financeira, Gestão de Tesouraria, Associação dos Municípios da Região Carbonífera - AMREC.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise sobre as políticas públicas de cultura no município de Campos dos Goytacazes, com o objetivo de conhecer as reais condições da gestão de cultura no município, assim como a relevância de tais políticas para a sociedade. Por ser considerado um município com grande potencial econômico advindo dos royalties petrolíferos e participações especiais, entende-se, a partir daí, que o município goza de um orçamento privilegiado em comparação com outros municípios no País e, portanto, não vivencia uma condição de restrição orçamentária. Dividido em três partes correlacionadas entre si, este artigo traz primeiramente um breve histórico sobre o conceito de políticas públicas; em seguida apresenta o funcionamento da gestão de cultura no município no período de 2010 a 2015; e por último apresenta o levantamento da oferta de cultura nos períodos 2010/2011 e 2014/2015, seguindo as considerações finais.Para obtenção de dados reais sobre as ações implementadas pela gestão de cultura do município no período estudado, aplicou-se uma metodologia estatística por meio de um levantamento de toda oferta de cultura realizada pela gestão pública no período já citado. A análise comparativa dos resultados obtidos nos períodos possibilitou compreender qual o modelo de política pública que envolve a cultura no município e verificar que em sua maioria baseiam-se principalmente em realização de shows, voltados para artistas que, na sua maioria, não residem no município e para uma ausência de atividades culturais que buscassem a participação e envolvimento da comunidade local. Tais resultados ainda permitiram observar como as políticas culturais carecem o debate público e político no Município de Campos dos Goytacazes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.