DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA EM ÁREAS DE MONOCULTURA: O PAPEL DA ATER NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTA CRUZ DO SUL (RS)
Palabras clave:
Diversificação Agrícola; Agricultura Familiar; ATER; Desenvolvimento Rural; Monocultura do TabacoResumen
Este estudio examina el papel de la convocatoria pública de Asistencia Técnica y Extensión Rural (ATER) en la promoción de la diversificación agrícola y en el fortalecimiento de la agricultura familiar en Santa Cruz do Sul (RS), una región históricamente marcada por el monocultivo de tabaco. Utilizando un abordaje metodológico cualitativo, centrado en un estudio de caso, la investigación analiza datos de entrevistas semiestructuradas con agricultores y técnicos de Coopsat/RS para comprender las estrategias, los resultados y los desafíos asociados a la diversificación. El objetivo central es evaluar cómo la ATER contribuye a la autonomía de los agricultores familiares, la creación de trayectorias productivas alternativas y el desarrollo de un sistema agrícola más resiliente y sostenible.
Descargas
Citas
BUARQUE, Sérgio Cavalcanti. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, 1999. 104 p.
CARNEIRO, Maria José. Política pública e agricultura familiar: uma leitura do Pronaf. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, p. 70-82, abr. 1997. Disponível em:<https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/106>. Acesso em: 12 jul 2023.
DUTRA, Éder Jardel; HILSINGER, Roni. A Cadeia produtiva do tabaco na região Sul doBrasil: aspectos quantitativos e qualitativos - Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17,
n.3 p. 17-33, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article
/view/12490> Acesso em 12 ago., 2023.
EMBRAPA. Agricultura familiar na Dinâmica da Pesquisa Agropecuária. Editor técnico: Ivan Sergio Freire de Sousa. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 434 p.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. OPNCT, Observatório da Política Nacional de Controle Sobre o Tabaco - Convenção Quadro. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/observatorio_controle_tabaco/site/home/convencao_quadro/o_que_e> Acesso em 10 ago. 2023.
MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário - Chamada Pública para seleção de entidade executora de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiaresinseridos em municípios com produção de tabaco na Região Sul do Brasil – Brasília – agosto/2013. Disponível em:
<http://www.mda.gov.br/portalmda/sites/default/files/chamadas/CHAMADA_Diversifica%C3%A7%C3%A3o_SUL_republica%C3%A7% C3%A3o.pdf> Acesso 04 ago. 2023.
OECD. The well being of nations: the role of human and social capital. Paris: Center for Educational Research and Innovation, 2001.
SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. A cultura do tabaco na Região Sul do Brasil: dinâmica de produção, organização espacial e características socioeconômicas. GeografiaEnsino & Pesquisa, vol. 19, n. 2, maio/ago. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Grifos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.
















