EVOLUÇÃO DA ELETRIFICAÇÃO FOTOVOLTAICA RURAL NO ESTADO DO PARANÁ DE 2016 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6710Palabras clave:
Agricultura. Células Fotovoltaicas. Energia Solar. Áreas Rurais e Desenvolvimento Sustentável.Resumen
A utilização de painéis fotovoltaicos permite que a população rural tenha acesso à energia elétrica e aos produtores uma maior competividade, promovendo bem-estar, desenvolvimento econômico e sustentabilidade na agricultura. Nesse sentido, o objetivo do artigo é analisar o crescimento no número de conexões fotovoltaicas e a potência instalada nas propriedades rurais do Paraná, e relacionar com o consumo de energia, entre os anos de 2016 e 2019. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva de artigos que abordam o tema e utilizados dados quantitativos secundários, obtidos no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES e no portal Renew Energia, relacionados ao número de conexões e potência (kW) fotovoltaica instaladas e o consumo de energia elétrica em propriedades rurais que desenvolvem atividades com objetivos econômicos nos 399 municípios do Estado. Os resultados demonstraram que a geração de energia pela luz solar cresce de forma exponencial nos estabelecimentos rurais do Paraná, especialmente nas regiões onde há maior produtividade dessa fonte de energia e atividade rural. Entretanto, constata-se a necessidade de estabelecer estratégias para que essa fonte de energia aumente sua representatividade na matriz energética no território paranaense.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Grifos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.