O BNDES E O ESTÍMULO PRODUTIVO AO AGRONEGÓCIO: O PAPEL HISTÓRICO DO FOMENTO PARA A CRIAÇÃO DE ELOS ENTRE A PRODUÇÃO AGRÁRIA E INDUSTRIAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v30i54.5871Palabras clave:
Agronegócio, Banco de Desenvolvimento, Indústria, BNDES.Resumen
Com base nos estudos sobre o desenvolvimento da produção agropecuária brasileira, busca-se aqui uma análise sobre a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação do complexo produtivo e comercial conhecido como agronegócio. Para o desenvolvimento dessa análise, o trabalho foi pautado em uma bibliografia ligada a temática, além da busca de dados e informações em órgãos oficiais e também em entrevista feita diretamente no BNDES. Verificamos que, em sua trajetória, o órgão foi criado com o foco setorial na indústria e na infraestrutura, mas que indiretamente propiciou avanços no desenvolvimento do agronegócio nas primeiras décadas de sua atuação. Também constatamos que, nas décadas recentes, ele foi primordial para o desenvolvimento vários programas de modernização da produção agropecuária e da agroindústria, ajudando a consolidar essas áreas como destaques na economia nacional. Por fim, com a política de desinvestimentos dos últimos anos, notamos uma ameaça ao conjunto do setor, com o comprometimento de políticas importantes de desenvolvimento produtivo no Brasil.
Descargas
Citas
AMSDEN, Alice Hoffenberg. A ascensão do “resto”: os desafios ao ocidente de economias com industrialização tardia; tradução de Roger Maioli dos Santos. São Paulo: editora unesp, 2009.
BARBOZA, Ricardo; FURTADO, Maurício; GABRIELLI, Humberto. A atuação histórica do BNDES: o que os dados têm a nos dizer? Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. 27 p. (textos para discussão;123).
BASTOS, Valéria D. 2000 – 2010: uma década de apoio à inovação no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n 37, 127-176, jun 2012
BEL FILHO, Egmar Del et al. Apoio do BNDES à agroindústria: retrospectiva e visão de futuro. In: BNDES 60 anos: perspectivas setoriais. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2012. pp. 88-121.
COSTA, Karen F. Metamorfoses: o papel do BNDES na reordenação da economia brasileira. Campinas, 2011, 299 p. Tese de doutorado – Unicamp
CURRALERO, Cláudia R. B. A atuação do sistema BNDES como instituição financeira de fomento no período 1952/1996. Campinas, 1998, 165 p. Dissertação de mestrado – Economia-Unicamp.
FILHO, Ernani T. T; COSTA, Fernando N. BNDES e o financiamento do desenvolvimento. Economia e sociedade, Campinas, v. 21, número especial, p. 975 – 1009, dez. 2012.
FLORES, Edson Luiz. Industrialização e desenvolvimento do sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Unioeste. Francisco Beltrão, p. 226. 2009.
LIMA, Jaldir F.; MENDES, André G. T.; TOSTA, Rodrigo G. R. Entrevista concedida à Alessandro F. T. de Oliveira. Rio de Janeiro, 28 abr. 2014
LAZZARINI, Sérgio G. Capitalismo de laços: os donos do Brasil e suas conexões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MUSACHIO, Aldo; LAZZARINI, Sérgio G. Reinventando o capitalismo de estado. O leviatã nos negócios: Brasil e outros países. São Paulo: Portfolio-penguin, 2015.
OLIVEIRA, Alessandro F. T. A criação de líderes mundiais: uma análise sobre a internacionalização dos conglomerados JBS e Marfrig. In: VIDEIRA, Sandra L. COSTA, Pierre Alves. Dinâmicas Econômicas Contemporâneas: uma perspectiva geográfica. Curitiba: crv, 2019.
PADILHA, Wilian. O papel do crédito no desenvolvimento das cooperativas agropecuárias. Francisco Beltrão, 2014, 229 p. Dissertação de mestrado – Geografia – Unioeste.
PAMPLONA, Leonardo de Moura P. BNDES e desenvolvimento do século 21: estado, democracia e sustentabilidade. Rio de Janeiro, 2011, 148 p. Dissertação de mestrado – Políticas públicas - UFRJ
PETITE, José Geraldo Rabello. O papel do BNDES no recente processo de
internacionalização das empresas brasileiras. Campinas, 2010, 76 p. Monografia Economia- Unicamp.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Grifos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.