ESTUDO SOBRE GERAÇÃO DE VALOR SOCIOAMBIENTAL EM NEGÓCIOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i55.5829Resumen
Os Negócios Sociais são empreendimentos sociais com propósito social que visam criar alternativas de solução para problemas sociais. Neste sentido, podem contribuir significativamente com novas oportunidades de acesso a produtos e serviços e, para a qualidade de vida da população. O objetivo desse artigo é apresentar a geração de valor socioambiental em Negócios Sociais. Os elementos de geração de valor social analisados nos Negócios Sociais das organizações estudadas são os seguintes: Capital Físico, Capital Produtivo, Custos de transação, Capital Humano, Capital Social e Cidadania. Para tanto, apresenta-se uma descrição dos elementos que contribuem para a geração de valor socioambiental em Negócios Sociais. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva. A pesquisa adota o estudo de casos múltiplos para analisar a geração de valor socioambiental em cinco organizações denominadas Negócios Sociais. Os Negócios Sociais contribuírem para a inserção social e criação de mudanças sociais a partir do acesso a bens e serviços. Dentre os valores socioambientais gerados pelos Negócios Sociais estudados, percebe-se a importância do Capital Humano – acesso à educação e serviços de saúde – propiciados por esse tipo de empreendimento social.
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