OBSTÁCULOS E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i53.5280

Palabras clave:

Compras Sustentáveis. Consumo Sustentável. Produção Sustentável.

Resumen

A compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental e, no entanto, sua prática é relativamente reduzida no Brasil. Diante desse relevante cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar os obstáculos e os benefícios na adoção de práticas de compras sustentáveis no sentido de verificar quais são os mais recorrentes. O método utilizado consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cuja leitura dos dados é orientada pela análise de conteúdo. Com o estudo foi possível identificar que as barreiras financeiras geralmente constituem os principais obstáculos às compras sustentáveis, seguidas da incipiência de fornecedores preparados para atender a demanda de produtos e serviços sustentáveis. Os aspectos relacionados à motivação e cultura organizacional também compõem um conjunto de barreiras importantes e presentes na adoção das compras sustentáveis. Esse estudo evidenciou que a prática de compras sustentáveis pode ser dificultada por entraves como: o desconhecimento acerca do conceito de compras sustentáveis, a falta de informações sobre o mercado de produtos sustentáveis e a falta de conscientização dos envolvidos no processo. Por outro lado, benefícios significativos para a sociedade podem ser gerados ao se implantar as práticas de compras sustentáveis, tais como a redução do impacto ambiental, com efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar; geração de emprego; aumento da conscientização sobre temas socioambientais pela comunidade local e ganho reputacional das organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Aparecido Jacob, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrando do do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade,  Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas 

Pós graduado em Logística Empresarial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós Graduado em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Supervisor de compras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro Professora e Pesquisadora Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.CEATEC - Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPesquisadora e Membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo

Professora e Pesquisadora Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.CEA - Centro de Economia e AdministraçãoPesquisadora e Membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade


Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo

Professora e Pesquisadora Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.CEA - Centro de Economia e AdministraçãoPesquisadora e Membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade 

Publicado

2021-06-14