OBSTÁCULOS E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v30i53.5280Palabras clave:
Compras Sustentáveis. Consumo Sustentável. Produção Sustentável.Resumen
A compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental e, no entanto, sua prática é relativamente reduzida no Brasil. Diante desse relevante cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar os obstáculos e os benefícios na adoção de práticas de compras sustentáveis no sentido de verificar quais são os mais recorrentes. O método utilizado consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cuja leitura dos dados é orientada pela análise de conteúdo. Com o estudo foi possível identificar que as barreiras financeiras geralmente constituem os principais obstáculos às compras sustentáveis, seguidas da incipiência de fornecedores preparados para atender a demanda de produtos e serviços sustentáveis. Os aspectos relacionados à motivação e cultura organizacional também compõem um conjunto de barreiras importantes e presentes na adoção das compras sustentáveis. Esse estudo evidenciou que a prática de compras sustentáveis pode ser dificultada por entraves como: o desconhecimento acerca do conceito de compras sustentáveis, a falta de informações sobre o mercado de produtos sustentáveis e a falta de conscientização dos envolvidos no processo. Por outro lado, benefícios significativos para a sociedade podem ser gerados ao se implantar as práticas de compras sustentáveis, tais como a redução do impacto ambiental, com efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar; geração de emprego; aumento da conscientização sobre temas socioambientais pela comunidade local e ganho reputacional das organizações.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Grifos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.