Interferências do BPC nas necessidades humanas dos idosos em Canoinhas – SC
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v25i40.3359Palabras clave:
FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICAResumen
O estudo trata do enfrentamento da extrema pobreza em Canoinhas/SC, mensurado pelas alterações
nas necessidades humanas básicas dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC),
programa de transferência de renda constitucional, direcionado aos idosos extremamente pobres.
O objetivo foi o de pesquisar as alterações nas necessidades humanas básicas dos beneficiários
idosos do BPC de Canoinhas. A pesquisa teve a compilação de dados estatísticos e conceituais,
obtidos na bibliografia e nos documentos institucionais (relatórios, pareceres técnicos, fichas de
acompanhamento), obtidos junto aos CRAS, relativos à concessão e ao monitoramento do BPC.
Também foi realizada pesquisa de campo, nas residências de 10% da população idosa beneficiária do
BPC, com 26 idosos, para conhecer in loco a realidade em que eles estão inseridos e o que foi alterado
no modo de vida de cada um após o BPC. Identificou-se que esse benefício vem contribuindo para
um estilo de vida mais saudável e, consequentemente, proporcionou melhoria na qualidade de vida
desses idosos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.