Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias

Autores/as

  • Aline Pradeiczuk Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Arlene Renk
  • Marcos Alexandre Danieli

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v24i38/39.3272

Palabras clave:

Livro didático. Saúde indígena. Educação escolar indígena. Educação problematizadora.

Resumen

Este trabalho objetiva observar a percepção do ambiente por moradores da zona de amortecimento de uma Unidade de Conservação (UC) do Oeste de Santa Catarina, o Parque Estadual das Araucárias, assim como compreender os principais problemas que os afetam, além de destacar a importância da participação desses residentes para a conservação da biodiversidade. Além disso, buscou-se, também, identificar os aspectos positivos e negativos que a Unidade de Conservação representa para essas comunidades, para que, a partir disso, possam ser tomadas ações voltadas à Educação Ambiental e realizados novos programas de conservação ambiental. Foram analisados dados sobre a unidade e o ambiente com a finalidade de proporcionar ferramentas para a conservação e elementos de qualificação de planejamento e gestão. A Unidade de Conservação fica localizada entre os municípios de Galvão e São Domingos, na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó. Ao total foram realizadas 16 entrevistas em seis diferentes comunidades. Dos dados da pesquisa sobre a Unidade de Conservação, seis dos entrevistados já ouviram falar na palavra UC, porém dez desconhecem o termo científico da palavra. Sobre a percepção ambiental, poucos moradores souberam definir o que é ambiente, relacionando-o com a preservação. Os dados da pesquisa representam a delicada situação dessa UC, porém, é preciso compreender como as comunidades locais percebem o ambiente em que estão vivendo e quais são os problemas por eles enfrentados para que, a partir disso, a relação entre os envolvidos seja fortalecida e para que os objetivos da unidade sejam alcançados.

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Publicado

2016-08-02

Número

Sección

Dossiê Temática Livre