Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v24i38/39.3272Palabras clave:
Livro didático. Saúde indígena. Educação escolar indígena. Educação problematizadora.Resumen
Este trabalho objetiva observar a percepção do ambiente por moradores da zona de amortecimento de uma Unidade de Conservação (UC) do Oeste de Santa Catarina, o Parque Estadual das Araucárias, assim como compreender os principais problemas que os afetam, além de destacar a importância da participação desses residentes para a conservação da biodiversidade. Além disso, buscou-se, também, identificar os aspectos positivos e negativos que a Unidade de Conservação representa para essas comunidades, para que, a partir disso, possam ser tomadas ações voltadas à Educação Ambiental e realizados novos programas de conservação ambiental. Foram analisados dados sobre a unidade e o ambiente com a finalidade de proporcionar ferramentas para a conservação e elementos de qualificação de planejamento e gestão. A Unidade de Conservação fica localizada entre os municípios de Galvão e São Domingos, na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó. Ao total foram realizadas 16 entrevistas em seis diferentes comunidades. Dos dados da pesquisa sobre a Unidade de Conservação, seis dos entrevistados já ouviram falar na palavra UC, porém dez desconhecem o termo científico da palavra. Sobre a percepção ambiental, poucos moradores souberam definir o que é ambiente, relacionando-o com a preservação. Os dados da pesquisa representam a delicada situação dessa UC, porém, é preciso compreender como as comunidades locais percebem o ambiente em que estão vivendo e quais são os problemas por eles enfrentados para que, a partir disso, a relação entre os envolvidos seja fortalecida e para que os objetivos da unidade sejam alcançados.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.