OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA

Autores/as

  • Paulino Eidt Unoesc
  • Cecilia Maria Werner Kummer Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v23i36/37.2507

Resumen

O presente artigo organiza-se em torno dos fatores extramuros e seus impactos no IDEB dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, no Oeste de Santa Catarina, considerando suas múltiplas significações e dimensões. Para tanto, apresenta o horizonte teórico-conceitual da temática e uma pesquisa empírica com cinco professores aposentados e que vivenciaram o processo de colonização e implantação da escola paroquial. Nesta perspectiva pretende responder ao problema central: Os bons Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) medidos pela Avaliação em Grande Escala podem ser explicados pela trajetória histórica e cultural de um povo? O estudo também pretende contribuir para a crescente centralidade no quadro dos debates, das decisões e das práticas educativas nas escolas: focar a prática pedagógica para as avaliações em larga escala ou respeitar a autonomia pedagógica dos docentes? A responsabilização do professor e da escola pelos índices bons ou deficitários é apenas mais uma face do movimento mais amplo na gestão pública. Os índices passam a ser entendidos como um valor que deve guiar as políticas públicas para a educação, como uma forma de prestação de contas a sociedade. A responsabilização, a desautorização e a naturalização recebem uma importância cada vez maior neste contexto, ignorando os fatores extramuros que impactam nos índices.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulino Eidt, Unoesc

Professor Universitário e Escritor

Cecilia Maria Werner Kummer, Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Publicado

2016-01-04

Número

Sección

Dossiê Temática Livre