PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO (PNCF) EM SERGIPE: AVANÇOS, LIMITES E CONTRADIÇÕES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i54.5939

Keywords:

Desenvolvimento Rural, Política Agrícola, Justiça Fundiária, Crédito Rural, Contradições

Abstract

A concentração fundiária é um fato marcante na história do Brasil. Diante disso, em 2003, o governo federal criou um importante instrumento de política pública para viabilizar a compra de terras e imóveis que não podem ser desapropriados: o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Este programa tem sido relevante para o melhoramento das condições socioeconômicas de pequenos produtores, especialmente da região Nordeste. Por sua vez, o caso de Sergipe é emblemático, pois do ponto de vista nacional o PNCF ainda é incipiente, todavia alguns avanços e melhorias precisam ser enfatizados. Nesse aspecto, o presente artigo busca analisar os principais efeitos e contradições gerados a partir do PNCF no estado de Sergipe. Tendo como caminhos metodológicos o levantamento bibliográfico, coleta de dados secundários, trabalho de campo e análise crítica dessas informações. Para tanto, a superação de demandas históricas e das complexidades do mundo rural passa eminentemente por reestruturações qualitativas das políticas públicas de modo a ampliar sua integração, bem como seu alcance econômico e espacial. Além disso, é preciso considerar o fomento financeiro desses programas governamentais na contramão das medidas de austeridade, mediante criação e desenvolvimento de um planejamento estratégico, que pondere especialmente as condições socioeconômicas das famílias rurais pobres.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABRAMOVAY, Ricardo (org.). Laços financeiros na luta contra a pobreza. São Paulo: Annablume, 2004.

BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Resolução nº 123, DE 28 de dezembro 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 de nov. 2019.

BRASIL. Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). PNCF: um jeito de conquistar a terra para viver e produzir com liberdade e dignidade. Disponível em: . Acesso em: 12 de nov. 2019.

BRASIL. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Financiamento para pequenos e médios produtores rurais. Disponível em: . Acesso em: 20 de nov. 2019.

BRASIL. Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA). Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF): uma avaliação dos seus impactos regionais. Disponível em: . Acesso em: 12 de nov. 2019.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). CONTAG e PNCF: uma experiência que vem transformando vidas no meio rural. Disponível em: . Acesso em: 26 de nov. 2019.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Estudos de reordenamento agrário: Avaliação qualitativa do PNCF (2003-2010). Brasília: MDA/SRA, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). II Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA): paz, produção e qualidade de vida no meio rural. Disponível em: . Acesso em: 10 de nov. 2019.

BRASIL. OXFAM/Brasil. Menos de 1% das propriedades agrícolas é dona de quase metade da área rural brasileira. Disponível em: . Acesso em: 26 de dez. 2019.

BRASIL. Subsecretária de Reordenamento Agrário (SRA). Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Disponível em: . Acesso em: 29 de set. 2019.

GOMES, Carla M. P. A governança da terra em questão: uma análise da política de crédito fundiário no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) – Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2013.

JESUS, Alex D. Das Ligas ao MST: luta pela terra e a territorialidade camponesa. In: XIII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2011, San José. Anais do XIII EGAL, 2011.

JUVENCIO, Sara M. S. Terra de sonhos ou de mercados: avaliação do Projeto São José – ação fundiária, o caso do assentamento Floresta II, Quixadá-CE. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2013.

LIMA, Diego F. Avaliação de impacto do Programa Nacional de Crédito Fundiário na região sul do Brasil. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Piracicaba: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2011.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MIRALHA, Wagner. Questão agrária brasileira: origem, necessidade e perspectivas de reforma hoje. Revista NERA – Presidente Prudente, ano 9, n. 8 – janeiro/junho de 2006.

PRADO JUNIOR, Caio. A questão agrária. 4º ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

RANGEL, Ignacio. Obras reunidas (vol. 1 e 2). Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

SCHNEIDER, Sérgio. Situando o desenvolvimento rural no Brasil: o contexto e as questões em debate. Revista de Economia Política, vol 30, nº 3 (119), pp. 511 531, julho setembro/2010.

SERGIPE. Agência de Notícias de Sergipe (ANS). Trabalhadores Rurais recebem 43 títulos de terra do Programa de Crédito Fundiário no povoado Jenipapo. Disponível em: . Acesso em: 29 de nov. 2019.

SERGIPE. Agência de Notícias de Sergipe (ANS). Secretário ressalta importância do Programa de Crédito Fundiário em SE. Disponível em: . Acesso em: 29 de nov. 2019.

SERGIPE. Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (PRONESE). Crédito Fundiário possibilita acesso a terra para mais 43 famílias de agricultores em Lagarto. Disponível em: . Acesso em: 09 de dez. de 2019.

SERGIPE. Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (PRONESE). Crédito Fundiário: Desempenho físico-financeiro. Disponível em: . Acesso em: 09 de dez. de 2019.

SERGIPE. Governo de Sergipe. Relatório de atividades do governo: 2012. Sergipe, 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 de dez. de 2019.

SMITH, Neil. Desenvolvimento desigual: natureza, capital e a produção do espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

SPAROVEK, Gerd (org.). Crédito fundiário e qualidade de vida no campo. Brasília: Estudos NEAD/MDA, 2005.

Published

2021-03-31