ESCOLA É “VIDA NA COMUNIDADE”: ANÁLISE SOBRE FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i55.5859Abstract
A temática fechamento de escola do campo tem sido fortemente discutida nos últimos anos em vários trabalhos científicos, sendo também fator de preocupação por parte das comunidades localizadas em área rural. Este artigo analisa a política de municipalização do ensino fundamental e de nucleação de escolas, indicando que tal política é o principal motivador do fechamento de milhares de escolas do campo no Brasil e de dezenas de escolas no Município de Passos Maia. Além disso, está elaboração apresenta dados sobre as escolas que foram fechadas no Município de Passos Maia e aponta os impactos negativos que a comunidade Conquista de Sepé obteve ao ser fechada sua escola local. Conclui-se, dessa forma, que fechar as Escolas do Campo provoca a destituição da organização social e da vivência comunitária. Nesta direção é que se localiza a afirmação de que Escola do Campo é “vida na comunidade”, por compreende-se que o fechamento/extinção de escolas do campo leva ao fechamento/extinção das comunidades rurais. Como instrumentos metodológicos, para a elaboração do trabalho, foram utilizados estudo bibliográfico e entrevistas.
Downloads
References
ARROYO, Miguel. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica (org.). Por Uma Educação do Campo: Vozes, 2004
BAUMANN, Siuzete Vandresen. Da vida das escolas rurais isoladas a uma escola isolada da vida rural: aprendizagens do processo de nucleação em santa rosa de lima. Goiânia: ANPED, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional - LDB. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www.cpt.com.br/ldb/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-completa-interativa-e-atualizada. Acesso em: 30/11/2018
BRASIL. Educação do Campo: Marcos Normativos. Secretaria de Educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão. Brasília: MEC/SECADI, 2012.
ENTREVISTADA A. Aluno da Comunidade Conquista do SEPÉ. Entrevista realizada em 10 de outubro de 2018.
ENTREVISTADA B. Aluno da Comunidade Conquista do SEPÉ. Entrevista realizada em 10 de outubro de 2018.
ENTREVISTADA C. Pai de aluno da Comunidade Conquista do SEPÉ. Entrevista realizada em 10 de outubro de 2018.
ENTREVISTADA D. Professora da Rede Municipal de Educação de Passos Maia. Entrevista realizada em 20 de outubro de 2018.
ENTREVISTADA E. Professora da Rede Municipal de Educação de Passos Maia. Entrevista realizada em 28 de outubro de 2018.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
MST. Mais de 4 mil escolas do campo fecham suas portas em 2014. Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/06/24/mais-de-4-mil-escolas-do-campo-fecham-suas-portas-em-2014.html. Acesso em: 05/07/2018
OLIVEIRA, Katia Lucena Alves de. Política de Nucleação de Escolas do Meio Rural: Repercussões em Comunidades do Oeste Catarinense. Programa de Pós-graduação em Educação, UNOESC, Joaçaba, 2018.
PAVANI, Greti Aparecida. Os Jovens no Mundo do Trabalho e o Trabalho no Horizonte dos Jovens: Análise [...]. Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com base na Agroecologia (Residência Agrária). Florianópolis, 2015.
PEIXER, Zilma Isabel et al. Comunidades Rurais e Escolas: O Fechamento [...]. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos/8545.htm Acesso em 27/06/2018.
PASSOS MAIA. https://www.passosmaia.sc.gov.br/municipio/index/codMapaItem/13743. Acesso em: 23/10/2018
RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva et al. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Porto Alegre: Educação e Realidade, 2017.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2013.
TAFFAREL, C. Z.; MUNARIM, A. Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 17, n. 35, p. 41-51, maio/ago. 2015
TOMAZELLI, Simone Leandra. Passos Maia a muitas mãos. Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Passos Maia, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Grifos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.