As contribuições da nova Sudene para o desenvolvimento do Nordeste

Authors

  • Egon Bianchini Calderari Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Caroline Pereira Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fabiane de Oliveira Beatrice Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ricardo Lobato Torres Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v29i48.5076

Keywords:

Cervicalgia, Qualidade de vida, Fisioterapia

Abstract

Este artigo faz uma avaliação preliminar das contribuições da nova Sudene para o desenvolvimento do Nordeste, com base nas diretrizes políticas estabelecidas a partir de sua recriação, em 2007. Para o estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para o mapeamento das diretrizes e prioridades da Sudene. Foi realizado ainda uma pesquisa de dados estatísticos secundários para analisar a evolução socioeconômica do Nordeste no período de 2007 a 2017. Para isso, foram utilizados os dados do PIB, do PIB per capita e do índice de Gini do IBGE, e do índice de desenvolvimento humano municipal da Firjan. Os resultados da pesquisa indicam que a Sudene recuperou sua importância estratégia na política do governo federal, como demonstra a instituição legal do alinhamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste com o Plano Plurianual, com participação na elaboração do orçamento da União, a fim de garantir recursos para o desenvolvimento da região. Após uma década de sua recriação, é possível verificar avanços socioeconômicos, como o maior crescimento do PIB per capita no país, de 41,5% entre 2007 e 2015, enquanto a média nacional foi de 29%. Houve significativa melhoria no índice de desenvolvimento humano nas dimensões de saúde e de educação, acumulando no período uma variação de 55,7% e 70,5%, respectivamente. Entretanto, são ainda notáveis as limitações desse progresso, uma vez que o PIB per capita ainda é praticamente metade da média nacional e o Nordeste ainda apresenta o maior índice de desigualdade de renda do país.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Egon Bianchini Calderari, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UTFPR). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Caroline Pereira Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Administração (DAGEE/UTFPR).

Fabiane de Oliveira Beatrice, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda em Administração (DAGEE/UTFPR) e Graduada em Ciências Biológicas (UNIVERSIDADE POSITIVO).

Ricardo Lobato Torres, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia (UFRJ), Mestre em Economia (UFSC). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP/UTFPR) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UTFPR).

Published

2019-11-29

Issue

Section

Dossiê Ruralidades e Urbanidades: potencialidades e desafios para o desenvolvimento