Pinhalzinho/SC e as políticas urbanas: as áreas periurbanas em cidades pequenas

Autores

  • João Pablo dos Santos UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Suelen Josiane Farinon UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Wagner Mazetto de Oliveira UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v29i48.5070

Palavras-chave:

Amputação, Epidemiologia, Saúde Pública e Reabilitação Física.

Resumo

A temática sobre cidades pequenas ainda possui poucos estudos e aprofundamento teórico, sendo que a discussão sobre esses territórios se baseia em apontamentos generalizados e com pouca relevância. Por se tratar de pequenos territórios e com uma dinâmica diferenciada, se comparada com as metrópoles e cidades médias, as cidades pequenas somam boa parte do território brasileiro, sendo que em Santa Catarina cerca de 90% do estado é composto por cidades pequenas. Este estudo tem por objetivo analisar as políticas urbanas aplicadas a esses territórios, tendo como estudo de caso uma das cidades que mais cresceu nos últimos anos na região oeste de Santa Catarina, a cidade de Pinhalzinho. Nesse contexto, procura-se abordar uma das particularidades que esses pequenos territórios têm, principalmente nas cidades da região oeste, que é a sua interface urbano/rural, observando a partir das políticas urbanas como esta particularidade é ou não tratada nestas que ordenam o crescimento e o desenvolvimento da cidade. A metodologia foi baseada em breve análise bibliográfica dos principais assuntos tratados aqui, análise documental a partir das legislações urbanas de Pinhalzinho e a observação in-loco da materialização das políticas urbanas. A partir disso, foi possível constatar neste estudo que Pinhalzinho se desenvolveu e se expandiu a partir de diversas áreas periurbanas e fora do perímetro urbano estabelecido pelo Plano Diretor Municipal.

Biografia do Autor

João Pablo dos Santos, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2016). Atualmente cursa mestrado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é bolsista pela CAPES/PROEX. Possui interesse nas áreas de: Planejamento urbano e regional, plano diretor, cidades pequenas, rede urbana, desenho urbano, paisagismo. 

Suelen Josiane Farinon, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011), Especialização em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e atualmente é Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como Arquiteta e Urbanista tem experiência na área de Arquitetura e Planejamento Urbano e Ambiental com ênfase em projetos de campus universitários, projetos de urbanismo com foco em loteamentos urbanos e projetos e obras de edificações. No campo da pesquisa contribui na área de planejamento urbano e infraestrutura urbana através de estudos da Trama Verde e Azul. Atua principalmente nas seguintes áreas: Projetos de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Projetos de Arquitetura.

Wagner Mazetto de Oliveira, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2016). Possui intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestrando em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Fez parte como estagiário do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Obras e Viação do município de Caseiros/RS. Atuou como projetista na empresa Spielmann Arquitetura (2014). Trabalhou junto ao Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Comunitário - FEAR/UPF (2015/2016). Participação até 2017 em projetos de pesquisa no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da UPF, relacionados aos temas: habitação de interesse social; acessibilidade universal em instituições de ensino; planejamento urbano e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

Dossiê Ruralidades e Urbanidades: potencialidades e desafios para o desenvolvimento