PROUNI: política de acesso ao ensino superior dez anos depois

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v28i47.4938

Abstract

 

Neste artigo se investigam as condições socioeconômicas dos egressos do PROUNI (Programa Universidade para Todos). O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, de acesso ao ensino superior com a concessão de bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino. Intencionou-se conhecer a situação econômica, nível de emprego, condições salariais e também quais foram as dificuldades enfrentadas para a conclusão do curso superior de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba. O recorte temporal é de 2005 a 2015, após 10 anos de implementação do Programa. É uma pesquisa exploratória e o instrumento de coleta de dados foi um questionário, respondido de forma eletrônica, por 352 egressos da área da saúde. Os resultados mostram que a maioria está trabalhando na área de formação, recebem remuneração superior a cinco salários mínimos, é a primeira pessoa da família a concluir um curso superior, demonstrando a ruptura no ciclo da pobreza, inclusão social e redução da vulnerabilidade social. Os participantes relataram situações de discriminação e dificuldades financeiras no período que cursaram a graduação. Este Programa possibilitou o acesso de milhares de jovens de baixa renda ao ensino superior, mas, também beneficiou as IES privadas com a isenção de impostos.

 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valquiria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Doutorado em Educação pela UFPR

Estágio Pós Doutoral em Educação pela UFPR

Professora Titular da PUCPR, Vinculada ao Programa de Pós Graduação em Bioética e Programa de Pós Graduação em Direitos Humanose Políticas Públicas da PUCPR

Pesquisadora CNPQ

Líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação

Ana Silvia Juliatto Bordini, PUCPR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Assistente Social

Mestre em Bioética pela PUCPR

Membro do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação

Published

2019-09-23