A sustentabilidade nos territórios do milho crioulo: olhares para Anchieta/SC e Ibirama/RS
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v27i44.4049Keywords:
CONAE. PNE. Políticas Educacionais. Planejamento Educacional. Gestão Democrática.Abstract
O desenvolvimento sustentável representa a expectativa de melhores condições de vida para toda a população. Espera-se verificar se nos territórios do milho crioulo de Ibarama e Anchieta é possível identificar aspectos que contemplam essa concepção. Também se pretende averiguar se os agricultores que cultivam milho crioulo optam por um modelo de desenvolvimento, que tenha preocupações efetivas com o equilíbrio social e ambiental. Os resultados da pesquisa empírica foram analisados sob a ótica da sustentabilidade que concilie o de crescimento econômico com as organizações culturais, associativas que priorizam o modelo agrícola do policultivo, da agroecologia e da autonomia, utilizando as sementes crioulas, principalmente a de milho. Isso é visível nos “territórios do milho crioulo”, como em Ibarama/RS e Anchieta/SC. Nesses locais, um grupo de agricultores se organiza para praticar e defender o desenvolvimento sustentável, que se concretiza pela utilização das sementes crioulas, especialmente do milho. Os pesquisadores/autores realizaram pesquisas nesses territórios para a elaboração das suas dissertações de mestrado. Em Anchieta a pesquisa realizada pelo autor 1, ocorreu no ano de 2004. Porém, isso o aproximou desse território, mantendo as visitas in loco, até a realização de doutorado no mesmo território, concluído no corrente ano. A segunda autora, concluiu seu mestrado no território de Ibarama, no ano de 2013. Isso permitiu conhecer e analisar as atividades desenvolvidas por esses agricultores. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e a partir de informações colhidas em reuniões, encontros, visitas e feiras sobre o milho crioulo. O presente artigo apresenta, além da descrição dessas experiências, mediante noções teóricas sobre a sustentabilidade e as interfaces com o milho crioulo. Demonstra-se, ainda, a possibilidade de o cultivo do milho crioulo ser catalisador de práticas agrícolas votadas para o desenvolvimento sustentável, com menor impacto ambiental e melhor justiça social.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.