Produtos tradicionais e o desenvolvimento territorial rural: experiências de indicação geográfica no Brasil e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v24i38/39.3275Keywords:
desenvolvimento sustentável, meio ambiente, social, empresa.Abstract
O processo de globalização tem provocado mudanças, tanto no modo de organização das empresas, quanto no comportamento dos consumidores. Uma das mudanças observadas é o crescente interesse dos consumidores por produtos tradicionais. Nesse contexto, Indicações Geográficas (IGs) podem ser entendidas como estratégias de desenvolvimento a partir do momento que possibilitam agregar valor a produtos ou serviços que possuem características próprias relacionadas ao território onde estão inseridas e valorizam tradições e processos de produção locais. Em concreto, este artigo pretende discutir a importância dos produtos tradicionais para o desenvolvimento territorial rural, sustentando a hipótese de que podem oferecem vantagens territoriais importantes, que precisam ser consideradas e estimuladas. Metodologicamente, parte de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo que analisa duas experiências brasileiras – Vale dos Vinhedos e Cachaça Paraty e duas experiências portuguesas – Vinho do Porto e Queijo Serra da Estrela. A partir da análise dessas experiências foi possível identificar contribuições importantes para o desenvolvimento territorial rural, sobretudo na dimensão econômica com destaque para: agregação de valor ao produto, acesso a novos mercados e fortalecimento de atividades turísticas.Downloads
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